14/02/2026, 0:00 h
27
Desporto Opinião Pedro Queirós
DESPORTO
Por Pedro Queirós
Foi antes do jogo contra o Sporting e, por isso, parece que o Super Porto, que perdeu pela primeira vez à 20ª jornada, não é assim tão super e pode até já nem ser candidato ao título… vá se lá saber como.
O FC Porto perdeu no Casa Pia e bem.
Primeiro, porque foi permeável onde raramente facilita, na defesa. Só neste jogo, sofreu metade dos golos que tinha sofrido nas restantes 19 jornadas.
Depois, foi ineficaz a tentar superar o bloco baixo do Casa Pia, com culpas de Farioli, que não usou Mora como “abre latas” e ficou 90 minutos a ver uma equipa sem criatividade para furar a muralha adversária.
Este FC Porto não é o mesmo do início da época.
Começou por ser uma equipa de pressão alta, que asfixiava o adversário logo na sua saída de bola.
Era impensável manter uma equipa assim durante toda a época. Adaptou-se, mas manteve sempre a coesão defensiva e foi isso que disfarçou algumas debilidades e camuflou algumas vitórias sofridas.
Do outro lado estará o Sporting. Bicampeão, a fazer um campeonato bastante competente, a quatro pontos do primeiro lugar. Bem mais eficaz do que o FC Porto, arrisco a dizer que, estando bem, é superior aos dragões… mas se estiver em “dia não”, é muito inferior.
Desengane-se quem pensa que este jogo decide o título.

Uma vitória do FC Porto coloca a diferença novamente nos sete pontos. Uma vitória do Sporting, coloca a diferença num ponto e mexe com o psicológico das duas equipas, em sentidos diferentes, sobretudo se Farioli insistir em Kiwior como lateral ou até mesmo de fora.
Um empate agrada ao Benfica, que se aproxima dos dois.
Ainda falta praticamente uma volta e as duas equipas ainda vão perder mais pontos. O que o FC Porto fez na primeira volta é a exceção e não a regra.
Até porque o Sporting também não é um “bicho papão”. A mesma equipa, que venceu o PSG, é a mesma que anda a vencer os jogos do campeonato com golos depois dos 90… e não jogou contra o Arouca Saint Germain nem com o Nacional Saint Germain.
Dir-me-ão que a mentalidade para os jogos é diferente. Eu concordo. Tal como receber o bicampeão é diferente de jogar em Rio Maior. Por isso se diz que é um jogo de tripla.
Farioli está escaldado pelo que aconteceu na época passada no Ajax, mas esse caso ainda está a várias jornadas de poder ser hipótese em Portugal.
ASSINE A GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA
Opinião
14/02/2026
Opinião
14/02/2026
Opinião
14/02/2026
Opinião
14/02/2026