14/02/2026, 0:00 h
31
Desporto Penamaior ADC PENAMAIOR
DESPORTO
A ADC Penamaior celebrou no passado dia 31 de Janeiro o seu 38.º aniversário com um jantar comemorativo que reuniu atletas, antigos e atuais dirigentes, associados e simpatizantes do clube. Marcaram também presença o presidente da coletividade, António Gonçalves, o presidente da Junta de Freguesia, Manuel Moreira, o presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, Paulo Ferreira, e o padre David Azevedo, pároco da freguesia.
No seu discurso, Paulo Ferreira destacou a “fantástica atividade desportiva” desenvolvida pela coletividade ao longo destes 38 anos, sublinhando o seu papel fundamental na formação de milhares de jovens. O autarca frisou que, para além dos resultados desportivos, o mais importante é o contributo para o desenvolvimento humano e social dos atletas.
Segundo o presidente da Câmara, associações como a ADC Penamaior têm vindo a desenvolver um trabalho “absolutamente insubstituível”, que merece todo o carinho e apoio das instituições públicas.
Paulo Ferreira referiu ainda a principal carência do clube — o novo complexo desportivo — deixando palavras de incentivo e esperança de que a coletividade possa, em breve, dispor dessa infraestrutura, que considera merecida face à dinâmica social e desportiva demonstrada ao longo dos anos.
O autarca mostrou-se visivelmente sensibilizado com o ambiente vivido no jantar, descrevendo-o como “um verdadeiro ambiente de família”.

Também Manuel Moreira, presidente da Junta de Freguesia, deixou palavras de reconhecimento e incentivo a todos os presentes. Garantiu que a Junta estará sempre de portas abertas para apoiar quem “sinta a terra, se empenhe e trabalhe para a fazer avançar”.
António Gonçalves, presidente da ADC Penamaior, agradeceu a todos os que, dentro e fora da direção, têm colaborado com o clube. Salientou que esta missão é de grande importância para o desenvolvimento da freguesia através do desporto, que tem também um forte caráter social. Recordou ainda que a ADC Penamaior não é apenas um clube de futebol, desenvolvendo outras atividades como pesca, estafetas e jogos tradicionais.
Por fim, tomou a palavra o padre David Azevedo, pároco da freguesia, que destacou a importância do espírito coletivo tanto no desporto como na vida: “No futebol aprendem que um jogador sozinho não ganha — precisa da equipa. Assim é na vida: juntos podemos ser mais e melhores.”
O pároco pediu desculpa por ainda não ter assistido a um jogo da equipa, mas lançou um desafio bem-humorado: “Na próxima, irão à missa, depois passaremos pelo futebol e, à noite, vimos jantar. Vamos ver se o convite é aceite.”
ASSINE A GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA
Opinião
14/02/2026
Opinião
14/02/2026
Opinião
14/02/2026
Opinião
14/02/2026