05/12/2024, 11:59 h
337
Vamos Aprender a Nadar
DESTAQUE
O Município de Paços de Ferreira viu consagrada, a nível europeu, a sua aposta na Educação, com o programa Vamos Aprender a Nadar, destinado a todas as crianças do terceiro e quarto anos das escolas concelhias e totalmente gratuito, que conquistou o segundo lugar ex-aequo com a República Checa no programa europeu “Erasmus + Sport Be Active Awards 24.
O projeto de Paços de Ferreira tinha sido selecionado como um dos 12 finalistas, a nível europeu, e como um dos três finalistas na categoria da Educação, num programa a que concorreram 106 outros projetos apresentados por vários países da União Europeia.
O Presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, Humberto Brito, recebeu, em nome do Município, tão honroso galardão, em cerimónia realizada no passado dia 26 de Novembro, em Bruxelas.
VAMOS APRENDER A NADAR
Retomado em setembro de 2022, depois de um seu “antepassado”, do princípio do século, ter curta duração, por forte e generalizada oposição do reacionarismo do corpo docente, então dominante, é um programa inovador, desenvolvido pelo Município de Paços de Ferreira, que pretende viabilizar o ensino de natação de forma completamente gratuita para os alunos concelhios do ensino básico (3º e 4º anos), fora do seu contexto escolar habitual.
Este programa - que abrangeu no último ano letivo mais de 900 crianças - pretende, simultaneamente, dois objetivos determinantes: por um lado, assegurar o desenvolvimento sustentado das habilidades motoras aquáticas associadas à prática desportiva e de prevenção de afogamento que, de acordo com a OMS, continua a ser uma das principais causas de morte entre crianças e jovens até aos 24 anos.
Por outro lado, este projeto permite a promoção de valências físicas, psicológicas e sociais que, sendo inerentes à atividade desportiva, são fulcrais para o desenvolvimento integral da criança e para o seu bem-estar, condição essencial para o rendimento escolar, a curto, médio e longo prazo.
A operacionalização desta medida pressupõe a utilização de consideráveis recursos logísticos, humanos e materiais,mas o Município de Paços de Ferreira tem, repetidamente garantido, que as vantagens compensam, inequivocamente, os muito significativos custos associados.
O programa tem registado resultados de aprendizagem extremamente positivos, sendo que, de acordo com a avaliação final da mais recente edição, se assinalou que cerca de 83% do número total de alunos adquiriu as competências aquáticas desejadas durante o projeto, representando assim uma evolução de 75% face à primeira avaliação.
O Clube Aquático Pacense e a empresa municipal GesPaços muito têm contribuído para o enorme sucesso de um projeto, agora também reconhecido a nível europeu.
PRÉMIOS NACIONAIS DE EDUCAÇÃO 2024
Município conquistou Prémio de Excelência e Inovação
A cerimónia de entrega dos Prémios Nacionais de Educação 2024 realizou-se no dia 26 de novembro, em Oeiras, tendo contado com a presença do vereador Júlio Morais, que recebeu o Prémio de Excelência e Inovação na Educação atribuído ao Município de Paços de Ferreira, com o projeto “Capital do Móvel Tech Challenge”.
O Município foi também 1.º classificado na categoria “Empreendedorismo e Literacia Financeira”, com o projeto “Capital do Móvel Tech Challenge”, e 2.º classificado na categoria “Arte”, com o projeto “Podcast Paços & Passagens”.
Os Prémios Nacionais de Educação (PNE) são atribuídos anualmente, numa cerimónia que distingue, por mérito ou louvor, Municípios, Escolas ou Instituições, com trabalho reconhecido e com impacto positivo no território, no âmbito da Educação, em nove categorias distintas e com a atribuição de um Prémio Excelência e Inovação na Educação.
ASSINE A GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA
Opinião
15/01/2025
Opinião
15/01/2025
Opinião
12/01/2025
Opinião
12/01/2025