31/12/2025, 12:09 h
11
CULTURA
Por José Neto (Doutorado em Ciências do Desporto; Docente Universitário; Investigador)
A interpretação do quarteto de metais da Banda Musical de Paços Ferreira, deu nota de esplendor abertura, para uma nova e aguardada intervenção no encerramento.
Quanta a gratidão pelas mensagens remetidas e publicamente aplaudidas, subscritas e justificadas por bons amigos impedidos de presença, entre outros, quer pelo meu reitor da universidade da Maia Prof. Doutor José Ferreira Gomes, quer pelo Presidente do Comité Olímpico Dr. Fernando Gomes, quer pelo meu distinto amigo Presidente da Assembleia da República Doutor José Pedro Aguiar Branco, pelo vice-presidente da autarquia Dr. Júlio Morais, Presidente da Liga Portugal Dr. Reinaldo Teixeira; Presidente da Assembleia Geral F. C. Porto Doutor António Tavares, Diretor Regional do Norte do Instituto Português do Desporto e Juventude Dr. Vítor Dias, Distinto ex aluno, advogado e Mestre em Desporto e atual juiz árbitro TAD e escritor Dr. Jerry Silva, meu querido ex atleta e ex aluno do curso de treinadores Carlos Carvalhal.
Associo esta nota de gratidão à apresentadora da sessão Drª Ana Margarida Brandão, à minha querida ex aluna e atual vereadora da Autarquia Drª Amância Santos, pela nota de excelência concedida à minha pessoa (em absoluta demasia) e as notas de referenciação personalizada do autor, de um dos meus especiais amigos, Francisco Alberto Machado, e as presenças verdadeiramente afetuosas de um ex aluno e atual deputado do parlamento europeu Dr. Sérgio Humberto, colegas do 1º curso de Ed. Física e Desporto do I.S.E.F. da U. Porto (1976/81), representantes dos primeiros alunos da Escola Teixeira Vasconcelos (Paredes), responsáveis pela mudança absoluta da minha vida, indo ao encontro da minha felicidade profissional, distintos colegas e funcionários da universidade da Maia, um núcleo de casais de amigos muito especiais, que periodicamente se associa para festejar a vida, outro grupo representante dos “AMIGOS PELO DESPORTO UMA AMIZADE MAIS FORTE” (já comemoramos as bodas de ouro), e ainda outro grupo referenciado pelos “BRAVOS,” feita de gente emblemática da minha terra e que muito me orgulha dele fazer parte.
Jamais poderia dispensar a anotação de presença do Sr Ex Diretor da Cadeia Central do Norte Dr. Miranda Pereira, depois elevado à qualidade de Diretor Geral dos serviços prisionais, do Juiz conselheiro Doutor José Manuel Cunha, filho do também meu “pai de afetos” Professor Doutor Manuel Sérgio, Diretor do Departamento clínico do F. C. Porto Dr. Nelson Puga, ( os meus caríssimos leitores irão descobrir porque os nomeio) … e outra gente que rumou a distância pela calada da noite, desde a Sertã, Viana do Castelo, Macedo de Cavaleiros, e até da ilha da Madeira mais propriamente de Machico, meu querido past presidente da Câmara Ricardo Franco e meu “ponta de lança” da Madeira José Carvalho e distintas esposas e demais gente, mesmo boa gente desta amada terra, como ex colegas do colégio de Vizela, que também lhes dedico um momento especial dum testemunho construído entre sorrisos e lágrimas.
É claro, sempre junto a mim com minha adorada família, determinante do encontro partilhado por uma viagem inacabada do tempo, onde sobram razões que justificam o eco dura duradoura existência, protegida pelo sentimento feito de palavras e atos, convertidas num tesouro absolutamente indestrutível.
Este “EM NOME DA VIDA” contém quatro partes distintas. A primeira parte está devidamente orientada para um aspeto estritamente pessoal. Nele se desnuda o meu despertar para a vida incluindo as dimensões social e comunitária.
A segunda parte relata o meu percurso de Professor, refletindo sobre o conhecimento, sobre os valores, deveres e funções de ordem profissional, naturalmente marcados pelo tempo e pelo progresso e mudanças inerentes e pela distância que se vai transformando em saudade.
A terceira parte compõe o tempo e o modo da minha dedicação ao apoio à alta competição e suas diferentes componentes.
A quarta parte dedica-se aos objetos de estudo que geraram publicação, quer na forma de livros, quer em artigos publicados em jornais ou revistas da especialidade, quer nos momentos de contacto através de palestras, conferências e seminários.
Inicio a obra com o que me foi confiado pelo meu líder pedagógico, afetivo e espiritual, Professor Doutor Manuel Sérgio, ao inserir todos os prefácios que ao longo de algumas obras por mim publicadas, me foi generosamente confiando e termino também com a referência a três artigos justificados pela arte consagrada dum saber do temp(l)o do PROFESSOR, figura ímpar da minha vida, que mudou de forma serena e cativante, impregnando pela sua nobreza de carácter e a sua persistência sentimental mas realista ao circunscrever a atividade desportiva numa enorme e emblemática labareda de cultura.
Não deixo de fazer referência a um sentimento de gratidão à Editora Prime Books autenticada pelo seu Diretor e meu amigo Jaime Cancella de Abreu, pela persistência justificada no desejo em colocar em prioridade esta obra a público.Ainda à minha distinta colega Doutora Júlia Campos, pelo empenhamento dos primeiros alinhamentos e revisão desta edição e no Diogo Cruz, meu estudante da universidade, agradecer a todos os demais que ao longo do tempo, misturados de sorrisos e abraços, me inspiraram e me foram concedendo o privilégio de ajudar a renovar a vida a cada um, semeando perguntas e descobrindo generosamente a arma das ideias.
Foi assim que ao longo do tempo desapertei as sandálias para me lançar à estrada da vida. No bom caminho do relacionamento humano, fui escutando o eco do meu silêncio, construindo imagens, rompendo veredas na conquista deste temp(l)o da minha existência.
Com a publicação deste “EM NOME DA VIDA” procuro cultivar a memória com saudade e a gratidão com aplausos.
A todos e a todas que me concederem a alegria e a honra de tomar parte, do que a sua reflexão lhe confere, o meu humilde e afetuoso gesto de reconciliação e afago, convertido num forte abraço sobre o coração.
Obs.: resta informar que a obra será colocada à venda do público no site da Prime Books e em todas as livrarias nacionais a partir de 10 de janeiro. Em Paços de Ferreira pode já adquirir a obra na Papelaria Continental.
ASSINE A GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA
Opinião
31/12/2025
Opinião
31/12/2025
Opinião
29/12/2025
Opinião
28/12/2025