Por
Gazeta Paços de Ferreira

31/12/2025, 11:05 h

13

Magazine cultural - Dezembro 2025 GAZETA

Cultura Música Teatro

CULTURA

Notícias publicadas nas edições impressas de dezembro de 2025 da Gazeta de Paços de Ferreira.

 

Carlos Costa na Casa Cultura de Paredes - “Prémio Henrique Silva 2025”

 

O escultor freamundense Carlos Costa foi selecionado pelo júri do “Prémio Henrique Silva’2025”, com a escultura, “Horizonte de Eventos”, feita de madeira, granito e ferro (40x25x30cm), com a seguinte Memória Descritiva: “A Terra e o Cosmos encontram-se no diálogo entre o granito e a madeira. A base telúrica sustenta uma forma esculpida que evoca o espaço-tempo, distorcido pela gravidade, pela energia e pela vibração invisível das cordas.

 

Inspirado pelas teorias de Newton, Hawking, Greene e Tyson, interpreta o buraco negro como metáfora de passagem e transformação. A obra propõe-se como um instante congelado do universo: onde a matéria curva a luz, o tempo abranda e a arte ousa tocar o invisível.”

 

Concorreram 55 artistas, ficaram selecionados 30, com uma obra cada e a vencedora do prémio foi a Pintora Isabel Ribas.

 

A inauguração desta exposição foi no dia 13 de dezembro, pelas 16 horas, na Casa da Cultura de Paredes e encerrará no dia 17 de janeiro.

 

 

Ecos de Natal da Banda Musical Paços de Ferreira

 

 

No passado dia 13 de dezembro a Associação Empresarial de Paços de Ferreira recebeu o espetáculo Ecos de Natal, promovido pela Banda Musical Paços de Ferreira, que contou com a participação especial de Bárbara Cunha, Daniela Nunes e Inês Silva e com a colaboração da Percussão Fanfarra de Paços, Gaita de Foles e Rui Santos. Sob a direção de Alexandre Coelho, o concerto teve como coro o Ensemble Vocal Paços 2025 e a narração esteve a cargo de Isabel Mendes e José Vinha. 

 

Este espetáculo natalício que a Banda Musical de Paços de Ferreira apresentou este ano pela primeira vez foi um sucesso, e encantou a numerosa assistência com o espírito desta época festiva.

 

 

 

 

Coro Interparoquial de Lamoso, Penamaior e Sanfins de Ferreira peregrina a Roma e participa no Jubileu dos Coros

 

 

O Coro Interparoquial de Lamoso, Penamaior e Sanfins de Ferreira fez-se peregrino da Cidade Eterna para participar num dos maiores eventos deste Ano Jubilar: o Jubileu dos Coros. 

 

Entre os dias 21 a 24 de novembro, os elementos dos coros e alguns familiares e amigos, num total de 83 peregrinos, atravessaram as Portas Santas das quatro Basílicas Papais (São Pedro no Vaticano, São Paulo Fora-de-Muros, Santa Maria Maior e São João de Latrão). 

 

Os eventos mais marcantes do Jubileu dos Coros foram os atos centrais no Vaticano: a Audiência Jubilar, na manhã do dia 22, onde ecoaram as palavras de estímulo a confiança do Papa Leão XIV, e a Missa da Solenidade de Cristo Rei do Universo, na manhã do domingo 23, presidida pelo Santo Padre. 

 

O coro teve ainda a possibilidade de participar na tarde de sábado, dia 22, pelo canto, numa missa na Igreja de Santo António dos Portugueses, em honra de Santa Cecília, Virgem e Mártir Padroeira dos Cantores e Músicos, numa oportunidade valiosa para entoar os belos cânticos portugueses. Foi um momento celebrativo único e inesquecível. 

 

Esta participação no Jubileu dos Coros no Vaticano foi o culminar de uma caminhada de ano e meio de iniciativas de angariação de fundos e da experiência da Jornada Interparoquial dos Coros, decorrida entre 8 e 9 de novembro do presente ano. Recorde-se que no dia 8, o Coro apresentou um “Concerto Jubilar”, um verdadeiro itinerário espiritual e musical às colunas e alicerces do Ano Jubilar; e no dia 9, no Santuário Diocesano de Santa Rita, participou na missa das 18h00 com o canto, dia da Festa da Dedicação da Basílica de Latrão, mãe de todas a Igrejas. 

 

Tomás Paiva

 

 

Canta Capão - Festival recheado com “Estrelas ao Sábado - Campeões ao Desafio"

 

 

A Associação Cultural e Recreativa Pedaços de Nós levou a cabo mais uma edição do Canta Capão - Festival, que decorreu no domingo, dia 7 de dezembro, pela 1h.30, no Auditório do Salão Paroquial de Freamunde.

 

O grupo "Castanholas de Freamunde - Pedaços de Nós", vencedores a 12 de Abril do concurso "Estrelas ao Sábado - Campeões ao Desafio", na RTP 1, fizeram as honras da casa para receber o concorrente que ficou em segundo lugar, o jovem fadista de Ponte de Lima, Francisco Fernandes, que recentemente atuou no programa "Em Casa d´ Amália" e a concorrente que ficou em terceiro lugar do mesmo concurso, Joana Gonçalves e os Terra Forte, que viajaram do alentejo para presentear o público com modas alentejanas. A entrada foi gratuita.

 

 

V Encontro de Coros, Pedaços de Nós

 

 

A Associação Cultural e Recreativa Pedaços de Nós promoveu o "V Encontro de Coros, Pedaços de Nós" no passado dia 23 de novembro, na Igreja Matriz de Freamunde.

 

Participaram o Coro Pedaços de Nós, dirigido pela maestrina Daniela Nunes, o Grupo Coral de Esmoriz, dirigido pela maestrina Rita Tavares, e o Orfeão Famalicense, dirigido pelo maestro Fernando Moreira.

 

 

Livro “Hotel la Solitude” apresentado na Biblioteca Municipal

 

 

A Biblioteca Municipal Prof. Vieira Dinis recebeu, no dia 5 de dezembro, o escritor Vítor Leal Barros para apresentar a sua nova obra. A sessão contou com a participação do Prof. Dr. José Neto, que aprofundou temas e interpretações da obra.

 

A apresentação terminou num ambiente informal, com espaço para diálogo, autógrafos e partilha entre leitores e autor.

 

 

Opereta Gandarela venceu Festival de Teatro Amador

 

 

O GTF - Grupo Teatral Freamundense foi o vencedor do Festival de Teatro Amador Aurora da Liberdade 2024/25. A Opereta Gandarela, que apresentou em Matosinhos em dezembro de 2024 foi considerada a melhor peça deste Festival de Teatro.

 

O prémio foi entregue no dia 28 de novembro durante a Sessão Solene comemorativa do 119.° aniversário da ARAL - Associação Recreativa Aurora da Liberdade.

 

 

Boca de Cena - “Fragmentos” denuncia a Violência contra as Mulheres

 

 

No sábado, 29 de novembro, pelas 21h30, o Auditório da Biblioteca Municipal Prof. Vieira Dinis, na cidade de Paços de Ferreira, acolheu a estreia da peça “Fragmentos”, da Cooperativa de Teatro Boca de Cena.

 

A nova produção desta Oficina de Teatro Infanto-Juvenil assinalou no concelho o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, que se comemora a 25 de novembro.

 

 

ASSINE A GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA

Opinião

Opinião

“EM NOME DA VIDA“ - Memória. Gratidão. Saudade

31/12/2025

Opinião

La revuelta de los segadores e o 1ª de Dezembro de 1640

31/12/2025

Opinião

O sentido perdido do Natal

29/12/2025

Opinião

Compras de Natal: os seus direitos à luz do quadro legal atual

28/12/2025