Por
Gazeta Paços de Ferreira

12/03/2023, 0:00 h

110

O TREINO DE RELAXAÇÃO, IMAGINAÇÃO E VISUALIZAÇÃO MENTAL (conclusão)

Desporto José Neto Comentário Desportivo

EXERCÍCIO E ATIVIDADE FÍSICA (38)

O treino de relaxação, imaginação e visualização mental poderá levar a melhorias substanciais quer em termos de rendimento desportivo, como em qualquer área profissional, vendo fortalecer-se o domínio da autoconfiança, domínio do estado de stress e ansiedade, melhoria da capacidade de autocontrole e concentração, com naturais repercussões de motivação, entusiasmo e crença nas capacidades a realizar.

 A metodologia de treino enunciada na última edição, pode ser mais abrangente no que comporta outras partes do corpo, como o rosto, o pescoço, o corpo na sua globalidade, completando-o com a imaginação e visualização mental.

Nesta conformidade, após as técnicas de relaxamento descritas, procure imaginar o melhor que poder nas seguintes situações:

-Visualize cada uma das seguintes figuras, imaginando-as a preto no fundo branco, num período máximo de 8 segundos: um círculo, um triângulo, um quadrado, um retângulo e um círculo.

- Visualize agora cada uma das cores em igual período de tempo: cor vermelha, azul, verde, castanha, amarela, laranja.

ASSINE GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA

Procure agora ouvir os seguintes sons, em igual período: torneira a pingar, onda do mar a desfazer-se na areia, o bater duma bola no solo, o público numa bancada, a voz de colegas, crianças a brincar num parque, etc …

Imagine a porta de entrada da sua casa em ponto minúsculo e gigante, de forma alternada; imagine a entrada em casa, selecionando o local preferido para se sentar ou deitar de forma confortável; imagine as cores das paredes (uma a uma), o teto, os objetos, janelas, portas, cortinas, mantendo-se calmo/a e sossegado/a,

Ouça a sua música preferida, associando um acontecimento que lhe provocou muita felicidade em cerca de 30 segundos.

No final respirar profundamente 5 vezes, mexendo os braços e as pernas, espreguiçando-se devagar, abrindo os olhos.

Em termos de conclusão pode-se dizer que o treino de relaxação, imaginação e visualização mental poderá levar a melhorias substanciais quer em termos de rendimento desportivo, como em qualquer área profissional, vendo fortalecer-se o domínio da autoconfiança, domínio do estado de stress e ansiedade, melhoria da capacidade de autocontrole e concentração, com naturais repercussões de motivação, entusiasmo e crença nas capacidades a realizar.

Na próxima edição e no seguimento desta temática de fundo, irei procurar desenvolver a reflexão sobre a prática ao exercício e atividade física no combate à osteoporose.

José Neto: Doutorado em Ciências do Desporto; Docente universitário; Investigador.

 

Opinião

Opinião

As Obras, o Progresso e a Necessidade de Melhoria: Um Desabafo

25/07/2024

Opinião

DE CABEÇA ERGUIDA

24/07/2024

Opinião

HOMENAGENS E HOMENAGEADOS

24/07/2024

Opinião

Os problemas da Inteligência Artificial

23/07/2024