14/07/2022, 0:00 h
400
Tal como referi na edição anterior, e para concluir esta temática, irei hoje dedicar toda a atenção para as metodologias a colocar em prática no sentido de, através do exercício e da atividade física, evitar problemas ao nível das doenças cardio funcionais, que duma forma geral resultam em sequelas incapacitantes prolongadas, ou mesmo a morte súbita.
Antes de mais, permitam-me evocar de forma tão emotiva o que ao longo do mês de maio – “mês de maio, mês do coração”, se me permitiu observar, em grande parte das freguesias do concelho, com a prestação das célebres caminhadas para a saúde. Creio que foi apenas o começo ou recomeço, pois geralmente aos finais de cada tarde ainda continuo a aplaudir tanta gente, circunscrita em grupos ou individualmente, e que continua a fazer a fazer pelo exercício e atividade física, como que a festa da vida.
ASSINE GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA
O que em anos idos iniciamos, (autarquia, centro médico, cruz vermelha), de maio a outubro, em alguns circuitos de manutenção preparados para esse efeito, todos os domingos de manhã, renovávamos esse desejo que ao longo do tempo se transformou em hábito. BEM HAJAM!...
Em relação às metodologias, sabemos que os exercícios ditos aeróbicos, (fundamentalmente utilizados com a presença de oxigénio), realizados 3 a 4 vezes por semana, como caminhar, corrida lenta intervalada com a marcha, natação, ciclismo, subir e descer escadas, são estratégias recomendadas para colocar em forma o sistema cardiovascular.
Um exemplo mais prático consiste em caminhar rapidamente a um ritmo de 4 a 6 Km/hora durante 40 minutos, aumentando 10 minutos em cada sessão até à caminhada duma hora. Pode ir aumentando a dificuldade de realização da tarefa e passar ao jogging, feito a uma média de 8 /km/hora.
ASSINATURA ANUAL
IMPRESSA/PAPEL – 20,00 + OFERTA EDIÇÃO DIGITAL
Outro exemplo a seguir, poderá ser o ciclismo, ou o uso da bicicleta estática, procurando nunca ultrapassar os valores de 50 a 60% do ritmo cardíaco máximo.
Caso entenda utilizar a exercitação com pesos, deverá ter muito cuidado com o plano de trabalho, isto é, nunca ultrapassar 25 a 35% da força máxima, evitando muita pressão no seu manuseamento, realizando 6 a 10 repetições, com intervalos de cerca de 30 segundos entre as séries.
Volto a chamar toda atenção para o facto de a realização do exercício de alta intensidade, associada a uma vida de stress, pode assumir-se como gatilhos que podem originar paragem cardíaca súbita e até um enfarte do miocárdio.
Assim, como garantia de um estado prolongado de vida saudável e para que obtenha através do exercício com mais segurança, o estado equilibrado de saúde, torna-se fundamental a realização dum exame médico, e se tal for necessário, a execução duma prova de esforço.
Obs Na próxima edição, irei procurar dedicar a minha reflexão sobre a importância do exercício físico no combate ao colesterol.
José Neto: Doutorado em Ciências do Desporto; Docente Universitário; Investigador.
Opinião
17/08/2025
Opinião
13/08/2025
Opinião
11/08/2025
Opinião
10/08/2025