Por
Gazeta Paços de Ferreira

10/12/2021, 0:00 h

369

Campeonato de Portugal 2021/2022

Destaque

Para mim é pouco cativante os campeonatos, que são provas de regularidade, não serem apenas em fases únicas, todos contra todos a duas voltas, por pontos corridos. Qualquer coisa diferente não deveria ser campeonato, mas sim taças ou torneios.

A Federação Portuguesa de Futebol modificou esta época desportiva os quadros competitivos do futebol sénior.

 

A 1ª e 2ª Ligas, ambas profissionais, são geridas pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional. Sob a responsabilidade da FPF estão agora a nova Liga 3 e o Campeonato de Portugal, que passou a ser o 4º escalão do futebol nacional.

 

Introduzir uma nova divisão, que separasse as equipas profissionais, que estavam no CdP, daquelas totalmente amadoras, que acabavam de ser promovidas dos distritais, era fundamental. Investir nas competições, valorizá-las e dar-lhes visibilidade era o caminho a seguir. Se não for a FPF a promover o seu produto, quem o fará? E o canal 11 é o primeiro meio para o fazer.

 

No entanto, os quadros competitivos, na minha opinião, não são apelativos. São confusos e pouco motivadores. Aliás, é muito difícil para qualquer adepto, por mais fervoroso que possa ser, saber como funcionam os campeonatos em Portugal; aliás, os quatro escalões de futebol sénior nacional têm todos formatos diferentes (e os distritais também...). Uniformizar seria interessante. Para mim é pouco cativante os campeonatos, que são provas de regularidade, não serem apenas em fases únicas, todos contra todos a duas voltas, por pontos corridos. Qualquer coisa diferente não deveria ser campeonato, mas sim taças ou torneios.

 

A título informativo, deixo aqui o formato do Campeonato de Portugal na época actual, 2021/2022:

 

A prova seria para 60 equipas, mas em época de acertos, foi programada para 63, mas devido a duas desistências, neste momento são 61, pese embora a participação do União da Madeira também esteja por um fio.

 

A prova é disputada em duas fases. Na fase regular, os clubes estão divididos por 5 séries de 10 equipas e 1 de 11 (série A), distribuídos de acordo com a sua localização geográfica. Os primeiros 2 classificados de cada série apuram-se para a Fase de Subida, num total de 12 clubes. Os restantes clubes apuram-se para a Fase de Manutenção e Descida.

 

A fase de subida vai contar com 12 equipas distribuídas em duas séries de 6. Em cada série todos os clubes jogam entre si duas vezes. Os dois primeiros classificados de cada série apuram-se para a Liga 3 da época seguinte. O primeiro classificado de cada série disputa o título de Campeão.

 

Quanto à Fase de Manutenção e Descida é disputada por 51 clubes, distribuídos em 11 séries de 4 equipas e 1 séries de cinco (se o União lá chegar, o que não deve acontecer), de acordo com a sua localização geográfica. Em cada série todos os clubes jogam entre si duas vezes. Os 2 primeiros classificados de cada série asseguram a manutenção na prova na época seguinte, num total de 24 clubes. Os restantes descem aos campeonatos distritais.

 

Juvenal Brandão

Treinador de Futebol UEFA Pro (Grau IV)

Licenciado em Gestão de Desporto

 

 

ASSINE GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA

ASSINATURA ANUAL

IMPRESSA/PAPEL – 20,00 + OFERTA EDIÇÃO DIGITAL

EDIÇÃO DIGITAL – 10,00

 

Opinião

Opinião

Cascas de banana…

17/08/2025

Opinião

De tostão em tostão… se alcança o milhão ou a dimensão colectiva dos direitos do consumidor

13/08/2025

Opinião

A Bolsa de Valores

11/08/2025

Opinião

Gastroparésia: Quando o estômago perde o ritmo

10/08/2025