21/03/2021, 1:44 h
104
À primeira vista transpirar enquanto dormimos parece ser algo normal, sem qualquer significado patológico para além do desconforto de acordar molhado.
Na verdade se alertar o seu médico assistente para este sintoma pouca ou nenhuma importância lhe dará. Na medicina convencional, salvo excepções, a transpiração nocturna continuada por si só não significa doença. Contudo para a medicina chinesa a transpiração nocturna persistente é um sintoma muito importante e que nos aponta para um diagnóstico energético: vazio de yin.
O nosso organismo funciona de forma equilibrada se o nosso yin e o nosso yang estiverem também eles em equilíbrio. O yin manifesta-se de noite e o yang manifesta-se de dia. Quando transpiramos de noite durante o sono, significa que temos pouco yin, logo o yang que é calor manifesta-se sob a forma de transpiração.
Varias são as doenças que podem ter associada a transpiração nocturna tais como: asma, tuberculose, hiperactividade, insônia, depressão, epilepsia, enxaquecas, etc. A menopausa é também um bom exemplo deste problema. Ao equilibramos o yin e o yang, melhoramos os sintomas associados.
Mas existem também adultos e crianças que apesar de não sofrerem de nenhuma doença em particular também apresentam transpiração nocturna. Nestes casos é desejável que atitudes preventivas sejam tomadas pois o vazio de yin está instalado, o que indica um desequilíbrio entre o yin e o yang. E quando o binômio yin/yang se desequilibra o risco de doença aumenta.
Transpirar enquanto dormimos não é normal. Pode ser mais um sintoma de uma doença já conhecida ou o aviso de que o organismo está a entrar em desequilíbrio.
Em qualquer das situações a acupuntura e fitoterapia podem ser um excelente aliado no tratamento ou prevenção.
Manuela Santos
Especialista de Medicina Tradicional Chinesa
Licenciada em Enfermagem
https://www.facebook.com/acupunturamanuelasantos
ASSINE E DIVULGUE GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA
A PARTIR DE ABRIL O ACESSO A ESTA EDIÇÃO ELECTRÓNICA SERÁ RESERVADO AOS ASSINANTES – DESTA EDIÇÃO E DA EDIÇÃO IMPRESSA.
ASSINATURA ANUAL DA EDIÇÃO ELECTRÓNICA – 10 EUROS
ASSINATURA ANUAL DA EDIÇÃO IMPRESSA (COM ACESSO GRATUITO À EDIÇÃO ELECTÓNICA) 20 EUROS
Opinião
17/08/2025
Opinião
13/08/2025
Opinião
11/08/2025
Opinião
10/08/2025