Por
Gazeta Paços de Ferreira

11/07/2024, 14:33 h

847

VAI LÁ ÀS SEBASTIANAS

Freguesias Freamunde

Freamunde

Se em Fevereiro, tem Carnaval, como escreveu Jorge Ben, então em Julho… em Julho, tem Sebastianas!

Na infância, os inícios de Julho eram feitos de vigilância. A cada camião que chegava ao centro de Freamunde, o entusiasmo crescia ao redor de saber que carrossel estaria a chegar, mas o que marcava o sentimento, de que as ‘Festas da Vila’’ ou as Sebastianas estavam mesmo a começar, era o momento de ver os arcos de iluminação ligados à noite: - Já há luz na feira! Vão começar as Sebastianas!


Hoje este sentimento de expectativa e entusiasmo continua, e quando dia 5 de julho se inaugurar a iluminação, a porta da alegria, da devoção e da liberdade abrir-se-á para receber milhares e milhares de foliões prontos a viver uma nova aventura!
Para abertura da festa, os lisboetas Cais do Sodré Funk Connection trazem o ‘’Soul Power’’, num colectivo que conta com a voz de NBC e a arte de Francisco Rebelo, que regressa a Freamunde, depois do projecto Fogo Fogo.

 

 

A semana viajará com os Pedaços de Nós, e com a Tuna da Associação Musical de Freamunde, para chegar a quarta-feira com um dos momentos mais altos desta edição das Sebastianas.

 

 

 

Se as luzes são o sinal de abertura para as Sebastianas, no ano em que se celebra a Liberdade, o sinal para despoletar o 25 de Abril foi a música ‘E depois do adeus’ de Paulo de Carvalho, que se juntará ao concerto da Banda de Freamunde, num momento de festa, e de recordação do valor fundamental da Liberdade, tema das Sebastianas 2024.

 

A partir daqui, as Sebastianas entram em pirólise completa como uma vaca de fogo acabada de acender. Na quinta-feira dia 11, a festejar 25 anos de carreira, vindos da Leça da Palmeira, Demo e New Max, regressam a Freamunde 12 anos depois, com os Expensive Soul.

 

 

Também do Hip-Pop, e da Leça da Palmeira, a sexta-feira será animada pelos Mundo Secreto, mas a noite de sexta estará certamente marcada pelas centenas de tocadores de bombos, que inundarão as ruas de Freamunde com ritmo, agitação, e muita animação. Esta noite será tão animada, que de Resende virá Nel Monteiro, que muito provavelmente não escapará a nova ‘’procissão’’ realizada por antigos festeiros, que o carregarão num cadeirão, uma espécie de andor improvisado para o músico popular, desde da mesa do jantar, ao palco da música popular!
 

 

No sábado, o palco principal receberá, o artista nascido na cidade, que possui o mais importante panteão nacional, a Igreja de Santa Cruz em Coimbra, onde repousa o fundador D. Afonso Henriques.

 

Falo de Tiago Bettencourt, que se deu a conhecer na banda Toranja, que há vinte anos, em pleno europeu de 2004, colocou ‘as raízes quadradas de somas subtraídas’ na boca dos portugueses com a música ‘A carta’.

 

No palco da música popular, o antigo jogador do Salgueiros, e o músico que quer casar com a linda portuguesa, Marante chega com o projecto Bar Dançante, juntamento com os DJ Set: João e Miguel.

 

No caso de Miguel, falamos do músico conhecido por Mike El Nite, famoso pelas músicas ‘Dr. Bayard’ (com videoclipe produzida na fabrica dos rebuçados) e ‘Santamaria’ baseado na banda com o mesmo nome.

 

 

No domingo, o dia será animado pela Banda de Freamunde e pela Banda de Música de Antas, de Esposende.

 

A noite continuará com a fadista Ana Moura, um dos momentos mais esperados nas Sebastianas, visto que a artista é uma das fadistas com mais sucesso deste século. A noite continuará com a atuação de Moullinex, e para finalizar a noite e a carreira, Hermínio Bussaco promete despedir-se da música em Freamunde… até sempre Hermínio!

 

 

 

A segunda-feira dará palco aos construtores de carros alegóricos, que apresentarão na majestosa marcha, os seus carros projectados segundo o tema da liberdade.

 

A noite, que iniciará com a habitual sessão de fogo, terminará com o premiado em Veneza, e vencedor de um Sophia e 5 Globos de Ouro, o actor Nuno Lopes no papel de DJ.

 

No palco da música popular, Fernando Correia Marques, que para além de músico popular, chegou a ser guarda-redes do Atlético e do Sporting, mas numa festa que celebra a Liberdade, é de relevo lembrar que Fernando Correia Marques foi membro do movimento artístico revolucionário Pró-Fapir em 1974/75, e atuou em espectáculos de intervenção, por onde passaram Zeca Afonso, José Mário Branco, Fausto, entre outros.

 

As Sebastianas encerrarão na terça-feira, 16 de julho, com a banda Santamaria, onde é membro integrante Luís Marante, filho de Marante.
A somar a isto tudo, valerá a pena a visita a Freamunde, para ver e participar na procissão ao Mártir São Sebastião, num percurso longo e recheado de simbolismo e fé.


E muito mais poderia ser escrito sobre as Sebastianas, mas com tantos motivos de festa, recorro-me da quadra vencedora do concurso deste ano das Sebastianas, para apelar a que nenhuma mãe sinta as suas porcelanas em perigo, por isso: Vai lá às Sebastianas…

Ricardo Jorge Neto

 

ASSINE GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA

 

Opinião

Opinião

Rotundas ao nível do solo são um obstáculo para a mobilidade urbana

20/09/2024

Opinião

Freamunde: A Cidade que Perdeu a Sua Identidade

19/09/2024

Opinião

PROTEGER OS NOSSOS EMIGRANTES

18/09/2024

Opinião

UNIVERSITÁRIOS: AS GARANTIAS DAS AVALIAÇÕES PELO ESGOTO?

17/09/2024