13/04/2025, 0:00 h
13
Opinião Opinião Politica Partido CDS/PP
OPINIÃO POLÍTICA
Por Óscar Leal (Militante do CDS de Paços de Ferreira)
A Europa (UE) tem muita dificuldade em falar a uma só voz. Isso até se percebe. Muitos países com princípios, culturas, objectivos diferentes, o que dificulta sempre determinadas tomadas de decisões.
No entanto, bem ou mal, existe uma liderança eleita e com poderes para actuar em muitas matérias.
Vem isto a propósito das tarifas impostas pelos EUA à Europa. O que vimos da resposta da UE foi a senhora Úrsula von der Leyen dar uma conferência de imprensa a dizer que a Europa iria reagir, mas que estava aberta ao diálogo. Que a UE iria responder de forma firme, mas que estava aberta ao diálogo. Que a UE também iria impor tarifas a produtos provenientes dos EUA, mas que estava aberta ao diálogo.
De tudo o que disse o que mais repetiu é que estava aberta ao diálogo. Ou seja, a UE foi “atacada” comercialmente pelos EUA, mas, de forma absolutamente subserviente, quer dialogar.
O Sr. Trump em algum momento disse que queria dialogar? Não. O Sr. Trump (bem ou mal, mais tarde se verá) primeiro impôs as tarifas e depois, eventualmente, irá dialogar.
Não estamos a dizer que concordamos, mas unicamente a constatar um facto. Porque é que a UE não faz o mesmo? Responde de forma firme e eficaz e depois veremos se pode haver diálogo ou não.
O mercado da UE tem cerca de 500 milhões de pessoas. Os EUA são cerca de metade. Será que não deveríamos ser mais incisivos e determinados?
Vejam o caso da China. Não pediu diálogo aos EUA. Actuou e impôs tarifas de 36% a vários produtos vindos dos EUA. Depois, se existir a possibilidade de dialogar, não temos dúvidas de que o farão.
A 2ª medida da nossa rubrica chamada “O QUE EU FARIA SE FOSSE ELEITO PRESIDENTE DA CM DE PAÇOS DE FERREIRA”:
Como todos já percebemos, todas as ruas da zona central da cidade foram “requalificadas” de forma errada, seja na sua concepção, seja na sua realização. Assim propomos analisar todos os planos existentes e (eventualmente mal) executados, verificar de quem é a responsabilidade de todas as ruas estarem ao fim de pouco tempo, irregulares, blocos levantados, lajes partidas, relva… sem relva etc. e resolver tudo o mais rapidamente possível. Garantir de que mais nenhuma rua fica no estado em que está agora.
ASSINE A GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA
Opinião
13/04/2025
Opinião
13/04/2025
Opinião
13/04/2025
Opinião
12/04/2025