10/11/2024, 12:39 h
130
Opinião Opinião Politica Partido CDS/PP
OPINIÃO POLÍTICA
Por Óscar Leal (Militante do CDS de Paços de Ferreira)
A publicidade existe, veio para ficar e dificilmente nos livraremos dela. Todos (uns mais outros menos) somos permeáveis à publicidade. Já todos compramos algo ou escolhemos um produto em detrimento de outro, porque vimos na televisão ou jornal ou no telemóvel, publicidade a esse mesmo produto.
Muitos não irão reconhecer isto, mas a verdade é que a todos já aconteceu algo do género. Obviamente, gostando ou não, a publicidade existe e a sua importância parece ser fulcral nas vendas dos produtos ou serviços.
Senão veja-se os altos investimentos que as marcas fazem na divulgação dos seus produtos, que conseguem, por vezes, vender um produto ou serviço sem interesse ou de má qualidade.
Alguém dizia que “um bom vendedor não é aquele que nos vende algo que precisamos, mas aquele que nos vende algo de que não precisamos”.
Parece até ser fulcral em eleições dos países, senão veja-se o caso dos EUA, onde os anúncios (dizem…) podem influenciar determinantemente o resultado das eleições.
Parece claro que a publicidade, apesar de tudo que possamos pensar, é necessária e até desejável, desde que feita com regras claras que não prejudiquem as pessoas, por, em muitos casos ser publicidade enganosa.
Este é o ponto importante e o que nos faz pensar neste assunto. Existe muita publicidade enganosa.
Todos nós, todos os dias, verificamos existência de publicidade que não fala verdade.
Podem dizer que o que quiserem, que as letrinhas pequeninas explicam a verdade das coisas, que é uma questão de semântica, que … enfim.
Desculpas e mais desculpas, explicações e mais explicações, que, no fim de contas, não servem para nada, a não ser levarem-nos a adquirir um produto ou serviço que depois verificamos não ser exactamente o que pensávamos que seria.
A verdade é que esta é uma área que, sendo regulada, não é suficientemente regulada e as leis que existem, facilmente, são contornadas pelas marcas de forma também ela legal.
O nosso ponto nem sequer é este. O nosso ponto é não entender como é possível todos sabermos isto e ninguém fazer nada para resolver a situação.
Será assim tão difícil fazer leis claras?
ASSINE A GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA
Opinião
17/08/2025
Opinião
13/08/2025
Opinião
11/08/2025
Opinião
10/08/2025