Por
Gazeta Paços de Ferreira

08/03/2022, 0:00 h

471

Um Galo que Voltou a Cantar

Desporto

Identidade. É a palavra que melhor define esta equipa. Seja contra quem for. É uma equipa de processos bem definidos, que procura construir a partir de trás.

E este Gil Vicente? É obrigatório falar sobre esta equipa.

Não só pelo que fez no Dragão, mas por tudo o que tem feito esta época. Ainda não tem derrotas em 2022 e está num surpreendente quinto lugar, já com onze pontos de vantagem para o sexto classificado. Tudo muito bem encaminhado para uma qualificação europeia.

Tudo isto torna-se, ainda mais, relevante por estarmos a falar de uma equipa que subiu do terceiro escalão diretamente para a Primeira Liga, por via administrativa, há duas épocas.

Vítor Oliveira começou esta caminhada de sucesso ao terminar no 10º lugar na época de regresso e com uma equipa “retalhada”.

Ricardo Soares entrou em novembro de 2020 para suceder a Rui Almeida e encontrou um Gil Vicente em 17º lugar, penúltimo classificado. No final da época, o Gil Vicente terminou num tranquilo 11º posto. Esta época, é o que se sabe.

Identidade. É a palavra que melhor define esta equipa. Seja contra quem for. É uma equipa de processos bem definidos, que procura construir a partir de trás.

Foi isso que fez no Dragão mesmo a jogar com menos uma unidade desde os 2 minutos. Foram mais de 90 minutos a jogar a menos e, mesmo assim, o Gil Vicente levou um ponto do candidato ao título que, em caso de vitória, aumentaria a sua vantagem para oito pontos.

Fran Navarro, com 13 golos, e o médio Pedrinho, cérebro da equipa, são duas das melhores unidades da equipa. À cabeça está Samuel Lino. É um jogador que se aproxima muito de Luís Diaz e, talvez por isso, já foi contratado pelo Atlético de Madrid para a próxima época.

Ainda assim, sou obrigado a dizer que os clubes portugueses adormeceram enquanto Samuel Lino chegou, brilhou e assinou por um dos melhore clubes europeus.

Quanto ao Gil Vicente, a grande probabilidade de disputar as competições europeias na próxima época podem trazer dificuldades acrescidas, mas, antes disso, há que disfrutar deste novo canto do galo.

Pedro Queirós

 

 

ASSINE GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA

ASSINATURA ANUAL

IMPRESSA/PAPEL – 20,00 + OFERTA EDIÇÃO DIGITAL

EDIÇÃO DIGITAL – 10,00

 

Opinião

Opinião

Cascas de banana…

17/08/2025

Opinião

De tostão em tostão… se alcança o milhão ou a dimensão colectiva dos direitos do consumidor

13/08/2025

Opinião

A Bolsa de Valores

11/08/2025

Opinião

Gastroparésia: Quando o estômago perde o ritmo

10/08/2025