Por
Gazeta Paços de Ferreira

19/09/2025, 0:00 h

11

Trump enterra o Ocidente num “cemitério bonito”

Opinião Onofre Varela

OPINIÃO

Donald Trump tomou conta do seu segundo mandato depois de ter sido derrotado eleitoralmente no final do primeiro (e após ter tentado uma espécie de “golpe de Estado” no incentivo que deu aos seus apoiantes para tomarem de assalto o Capitólio), prometendo tornar a “América grande outra vez”. (O seu homólogo brasileiro está a ser julgado por ter incentivado as mesmas acções de assalto ao poder, mas Trump está escudado pela “lei do Far-West”).

Por Onofre Varela

 

O seu modo de “engrandecer a América” baseia-se na experiência que tem de comissionista, cobrando taxas pelo serviço de intermediação… profissão que deve ter exercido durante toda a sua vida, no estilo de cobrar dois cêntimos por cada botão vendido no território que dominava, tal como Al Capone cobrava com a venda ilegal de whisky no tempo da "Lei Seca" dos anos 20 e 30, nos bairros nova-iorquinos (a “honestidade” do seu enriquecimento poderá ter tido por base o mesmo modelo).

 

O espírito comercial de Trump, ávido de encher os cofres do Estado (e de fomentar o seu próprio negócio imobiliário), leva-o a reduzir despesas não apoiando a investigação científica, cortando verbas a universidades impedindo a formação de muita gente (entre a qual, estrangeiros), despedindo profissionais qualificados, insultando adversários políticos, ameaçando cancelar a licença de televisão à NBC, dificultando a vida a jornais, começando pelo The New York Times que teima em resistir-lhe, e expulsando imigrantes.

 

Com tal atitude Trump prepara-se para transformar os EUA numa espécie de Rússia/Putiniana ou China/comunista/capitalista, ambas governadas por quem despreza as liberdades individuais, mais todos os valores humanistas e solidários praticados na Europa desde 1789, reforçados com o fim da Segunda Guerra Mundial há 80 anos. 

 

 

 

 

Entre a América e o Oriente (via Oceano Atlântico), fica esta Europa que representa a Civilização Ocidental e que vive maus dias. Embora prezando a máxima que diz: “Liberdade, Igualdade e Fraternidade” (no significado de “ausência de opressão, direitos iguais para todos e solidariedade”) instituídos após a Revolução Francesa no século XVIII, a Europa vê os seus inimigos internos cada vez mais apoiados por ideais totalitários importados de regimes políticos ditatoriais, colocando em risco todos os valores democráticos e as liberdades conquistadas pelos europeus que nos precederam e que as construíram sobre as ruínas da Segunda Guerra Mundial… fazendo esta Europa Moderna amante da Liberdade.

 

Do outro lado do mundo, Xi Jinping (China), Narendra Modi (Índia) e Vladimir Putin (Rússia) organizam-se numa frente comercial e num exército bem “municiado” de armamento e soldados, apoiados por outros vizinhos, como: Cazaquistão, Paquistão, Irão e Coreia do Norte, mais cerca de uma dúzia de outros países, de entre os quais se conta: Turquia, Arábia Saudita, Egipto e Myanmar (ex-Birmânia).

 

Este projecto “Made in Oriente” foi agora anunciado por Xi Jinping como sendo “um esforço de propiciar um modelo de diálogo alternativo ao ocidente”, cuja apresentação teve como convidado especial (para "inglês ver"…) António Guterres numa reunião bi-lateral com Xi Jinping na China. Este “modelo de diálogo alternativo”, obviamente, não passará de um monólogo imperial na imposição de uma única ideia (o que é costume acontecer com ditadores como são Xi e Putin)!

 

O futuro de todo o mundo adivinha-se muito preocupante, com o comissionista dos EUA a aliar-se aos opressores de todas as liberdades, ou a deixar-se enganar por eles, levado pela sua extrema vaidade incauta e inculta, convicto de que todas as suas acções “são bonitas” não percebendo que corre o risco de ajudar a transformar o mundo (principalmente o Ocidente que tanto preza o Humanismo) num “cemitério bonito”!

 

 

ASSINE A GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA

Opinião

Opinião

Trump enterra o Ocidente num “cemitério bonito”

19/09/2025

Opinião

O DR. REY

17/09/2025

Opinião

Educação de qualidade e inclusiva

14/09/2025

Opinião

CIVISMO! ISSO É O QUÊ?

14/09/2025