29/09/2024, 0:00 h
168
Opinião Opinião Politica Partido CDS/PP
OPINIÃO POLÍTICA
Por Óscar Leal (Militante do CDS de Paços de Ferreira)
É triste ver estas coisas acontecerem, ano após ano, e ninguém faz nada para acabar com isto. Não nos digam que não é possível, porque é.
Não nos digam que nos outros países também acontece, pois embora seja verdade, com o problema deles … não nos digam que tem a ver com as alterações climáticas, pois todos sabemos que não é verdade.
Pelo menos em grande parte.
O PM faz discursos onde diz que vai ser implacável, que não vai regatear esforços na ajuda às pessoas blá, blá, blá.
Mas vai fazer (agora!) isto tudo a quem? Implacável com os criminosos que incendeiam as matas? Ajuda a quem perdeu os seus bens? A quem perdeu os seus familiares ou amigos? Aos bombeiros que morreram?
Alguém pode dizer ao PM que,para ser implacável, primeiro tem de apanhar os criminosos. Alguém pode dizer ao PM que já existem Leis, que penalizam os criminosos e que ele não pode fazer mais do que cumprir a Lei? Alguém pode dizer ao PM que esse discurso não serve e que já ninguém acredita?
Só existe uma forma de evitar estes incêndios! Prevenção!
Limpar as florestas. Vamos, efectivamente, obrigar os proprietários a limpar as florestas, incluindo o próprio Estado. Existe uma Lei, que, na maior parte das vezes, não é aplicada.
As interpretações da mesma são tantas que há sempre forma de dizer que num determinado contexto não se aplica.
Vamos colocar no terreno o Exército, a Marinha e até a Força Aérea a patrulhar o país durante a “época de incêndios”! Em tempo de paz, as forças armadas têm e devem servir para alguma coisa.
Vamos tentar/promover junto dos meios de comunicação, em especial as televisões, que não passem horas, dias … de imagens dos fogos e das tragédias das pessoas. Ainda não percebemos (como outros países já o fizeram) que isso é o maior dos incentivos aos incendiários?
Se não for a bem, faça-se com força de Lei, limitações à divulgação destes tristes eventos. Não nos venham falar da “liberdade de imprensa” ou “censura”. Tudo tem de ter limites quando está em causa verdadeiras tragédias humanas e de um país.
Não temos qualquer dúvida que se fizermos isto os incêndios ficam reduzidos a quase nada.
É ao assistirmos a acontecimentos destes, e com esta gravidade, que nos apetece dizer que não existe um único político que mereça o nosso voto.
18/09/2024
ASSINE A GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA
Opinião
17/08/2025
Opinião
13/08/2025
Opinião
11/08/2025
Opinião
10/08/2025