02/09/2022, 21:00 h
759
Na passada segunda-feira, 29 agosto, a árvore tri centenária localizada no Jardim Municipal de Paços de Ferreira, junto ao coreto e ao museu do móvel, sucumbiu ao peso da idade, já que, até ao momento, não se detetaram quaisquer outras causas.
Cerca das 18 horas ocorreu a queda de um dos ramos deste vetusto carvalho, tendo os elementos da Polícia Municipal e dos Bombeiros Voluntários de Paços de Ferreira, chamados de imediato ao local, verificado que apenas tinham sido causados danos materiais, nos bancos do jardim existentes debaixo da árvore.
Meia hora mais tarde, tombaram os restantes ramos, tendo ficado de pé, orgulhosamente, apenas o tronco do carvalho.
Esta queda mais vasta bloqueou o passeio da rua, impediu a circulação automóvel, durante algum tempo, na Avenida Jaime de Barros e Praça Dr. Luiz e causou arranhões numa viatura estacionada nas proximidades.
ASSINE GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA
A pronta intervenção dos serviços do Ambiente da Câmara Municipal, que procederam a remoção dos ramos, permitiu que o trânsito fosse restabelecido em menos de meia hora.
Este carvalho é uma árvore classificada, desde 1940, desconhecendo - se a sua efetiva idade, mas é suposto existir desde o século XVIII.
Em abril de 2001 a Câmara Municipal de Paços de Ferreira ordenara uma vistoria técnica à árvore, não tendo, nessa altura, sido detetadas quaisquer anomalias no estado ecológico deste tricentenário carvalho alvarinho.
Humberto Brito, presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, declarou que, sendo esta uma árvore classificada, se alguma pernada ou tronco permanecerem vivos, o Município actuará de forma a permitir a sua preservação.
Opinião
17/08/2025
Opinião
13/08/2025
Opinião
11/08/2025
Opinião
10/08/2025