Por
Gazeta Paços de Ferreira

10/10/2024, 0:00 h

793

Sinais positivos do Governo para a Imprensa

Destaque Editorial

EDITORIAL

A Imprensa é um elemento fundamental da democracia, e a imprensa local, pelo seu carácter de proximidade, cumpre uma função insubstituível de informação dos problemas locais aos cidadãos, que nenhum outro órgão nacional tem vocação para cumprir.

Por Álvaro Neto (Diretor da Gazeta de Paços de Ferreira)

 

O Conselho de Ministros da passada terça-feira aprovou importantes medidas relacionadas com a comunicação social, nomeadamente, a regional e local, algumas delas vindo ao encontro das propostas que, de há tempos a esta parte, vinham sendo discutidas com os grupos parlamentares e com os responsáveis ministeriais do setor, pela ANIR-Associação Nacional da Imprensa Regional, que congrega algumas centenas de órgãos de comunicação social regional e local de todo o país.
 

 

Uma das medidas anunciadas- a publicação nos jornais regionais ou locais das deliberações autárquicas - é “significativa” da forma como as instituições locais são tratadas pelo Poder Central: esta publicação já foi determinada por uma lei de 2013, mas não era aplicada pela falta de uma portaria que a regulamentasse…
 

 

No que diz respeito a publicações, voltará a ser obrigatória a publicação nestes jornais das obras suportadas pelos fundos europeus, de forma a cumprir a regras da transparência, que também já existiu, mas que um Governo recente tinha eliminado.
 

 

Está prevista a duplicação da comparticipação do incentivo à leitura (vulgo porte-pago), para tornar o preço das assinaturas mais acessível e garantir maior audiência e assim maior receita publicitária.
 

 

ASSINE A GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA

 

 

Nos contactos havidos com o ministro dos Assuntos Parlamentares, Pedro Duarte, foi abordada a necessidade de os organismos do Estado cumprirem com a lei da publicidade institucional, que determina o gasto de 25% do montante global na aquisição de publicidade nos órgãos de comunicação social regional e local, mas que também não tem sido cumprido.
 

 

Outras medidas foram anunciadas, como o apoio à contratação de jornalistas para profissionalizar a imprensa de menor dimensão e a oferta de assinaturas digitais a alunos do ensino secundário.

 

 

A Imprensa é um elemento fundamental da democracia, e a imprensa local, pelo seu carácter de proximidade, cumpre uma função insubstituível de informação dos problemas locais aos cidadãos, que nenhum outro órgão nacional tem vocação para cumprir.

 

 

A Imprensa local presta um relevante serviço público, que deve ser considerado, nas suas várias facetas, pelas múltiplas instituições e entidades, o que, infelizmente, nem sempre acontece.

 

 

Espera-se que os sinais positivos dados pelo Governo se concretizem.

 

 

 

Opinião

Opinião

Cascas de banana…

17/08/2025

Opinião

De tostão em tostão… se alcança o milhão ou a dimensão colectiva dos direitos do consumidor

13/08/2025

Opinião

A Bolsa de Valores

11/08/2025

Opinião

Gastroparésia: Quando o estômago perde o ritmo

10/08/2025