Por
Gazeta Paços de Ferreira

13/10/2023, 0:00 h

788

SENHOR Manuel Moreira HOJE DEIXOU-NOS

Diversos Região Necrologia

NECROLOGIA

Um Homem culto, sábio que dedicou parte da vida a desempenhar funções nas mais variadas áreas: , Social, Desportiva, Política e Cultural.

 

Rebordosa perdeu um homem bom. Foi com enorme pesar e com sentida comoção que soube do falecimento do Senhor Manuel Moreira, uma pessoa que eu tenho em elevada estima e consideração. Era um amigo. 

 

É um momento de profunda dor para quem com ele privou e conviveu e para toda a Freguesia de Rebordosa, que conhece o amor que ele dedicava pela nossa Terra. 

 

Lutou sempre pelo melhor, deu a cara muitas vezes com sacrifício pessoal, mas sempre com brio. Hoje deixou-nos. Fica uma profunda marca e ficará certamente na memória como um homem bom, ativo, inteligente e determinado. 

 

Nasceu em Rebordosa. Ainda jovem regressou da tropa cumprida com louvor, no Ultramar, e por sua conta, levou a sua escolaridade um pouco mais além. Mas a vontade de servir a sua terra tem suprido a ausência de títulos. Ele próprio dizia que “a vontade ultrapassa muitas vezes o saber”, sempre demonstrou dinamismo e dedicação à Terra que o viu nascer: Rebordosa.

 

Um Homem culto, sábio que dedicou parte da vida a desempenhar funções nas mais variadas áreas: , Social, Desportiva, Política e Cultural.

 

Na sua terra natal bateu-se com grande energia e determinação pela criação da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Rebordosa, em 1977, pela instalação da primeira agência bancária na freguesia, em 1979, pela construção da Escola C+S, em 1980, e pela criação da segunda farmácia de Rebordosa, em 1981.

 

Iniciativa sua levou à elevação de Rebordosa à categoria de vila e também a aquisição do estatuto de utilidade pública pela Cooperativa ACELER, em 1997, e pelo Rebordosa Atlético Clube, em 1996, clube pelo qual nutriu sempre grande dedicação, tendo sido seu atleta e inclusivamente alinhado no seu primeiro jogo oficial, tendo sido presidente da Assembleia Geral durante 16 anos.

 

Liderou a fundação, a 26 de Fevereiro de 1981, da Tuna de Rebordosa, de que foi presidente durante 14 anos. Liderou a fundação da Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola C+S de Rebordosa. Foi co-fundador do Rancho Folclórico “Os Marceneiros de Rebordosa”.

 

O Senhor Manuel Domingos da Fonseca Martins Moreira exerceu as funções de presidente da Associação de Pais da Escola C+S, membro da Comissão Instaladora e presidente da Assembleia Geral dos Bombeiros Voluntários, vice-presidente da Associação para o Desenvolvimento de Rebordosa e presidente da Mesa da Assembleia Geral da mesma, e vice–presidente da Associação de Futebol do Porto, Principal impulsionador da unificação das três festas de Rebordosa (Santa Luzia; Senhora da Livração; São Tiago), nas atuais festas de S. Miguel e da Cidade de Rebordosa.

 

Foi o esponsável pela conceção do projeto e principal obreiro da construção do Complexo Desportivo de Azevido, dinamizador principal da construção do novo Centro de Saúde de Rebordosa, da aquisição e remodelação da sede da Tuna de Rebordosa, das infras-estruturas elétricas e sede social da Cooperativa ACeler, da qual foi tesoureiro desde 1988 a 2010, sendo atual presidente da Direção.

 

Teve participação decisiva na condução das obras de restauro da Igreja Matriz de Rebordosa.

 

Foi membro da comissão instaladora municipal da biblioteca museu de Paredes e responsável pelas obras da mesma.

 

Foi o responsável pela criação da História de Rebordosa com a iniciativa de fazer a Monografia de Rebordosa e da criação de uma biblioteca em Rebordosa, a funcionar no edifício da Junta de Freguesia.

 

É cidadão honorário da vila de Rebordosa; Sócio Honorário dos Bombeiros  Voluntários de Rebordosa e da Associação para o Desenvolvimento de Rebordosa.

 

 

Pessoa muito afável e benquista em Rebordosa, Manuel Domingos da Fonseca Martins Moreira goza da geral estima e gratidão dos rebordosenses.

 

À família enlutada endereço nesta hora dolorosa as mais sentidas condolências.

 

Paulo Pinheiro

 

ASSINE GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA

 

Opinião

Opinião

No mundo dos brinquedos… Criança tem de rimar imperiosamente com segurança…

15/01/2025

Opinião

O PESO DA BUROCRACIA NOS FUNDOS EUROPEUS

15/01/2025

Opinião

CONTRA A GUERRA DOS IMBECIS

12/01/2025

Opinião

LESÕES As piores inimigas do atleta!... 1ª Parte

12/01/2025