13/10/2023, 0:00 h
754
NECROLOGIA
Rebordosa perdeu um homem bom. Foi com enorme pesar e com sentida comoção que soube do falecimento do Senhor Manuel Moreira, uma pessoa que eu tenho em elevada estima e consideração. Era um amigo.
É um momento de profunda dor para quem com ele privou e conviveu e para toda a Freguesia de Rebordosa, que conhece o amor que ele dedicava pela nossa Terra.
Lutou sempre pelo melhor, deu a cara muitas vezes com sacrifício pessoal, mas sempre com brio. Hoje deixou-nos. Fica uma profunda marca e ficará certamente na memória como um homem bom, ativo, inteligente e determinado.
Nasceu em Rebordosa. Ainda jovem regressou da tropa cumprida com louvor, no Ultramar, e por sua conta, levou a sua escolaridade um pouco mais além. Mas a vontade de servir a sua terra tem suprido a ausência de títulos. Ele próprio dizia que “a vontade ultrapassa muitas vezes o saber”, sempre demonstrou dinamismo e dedicação à Terra que o viu nascer: Rebordosa.
Um Homem culto, sábio que dedicou parte da vida a desempenhar funções nas mais variadas áreas: , Social, Desportiva, Política e Cultural.
Na sua terra natal bateu-se com grande energia e determinação pela criação da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Rebordosa, em 1977, pela instalação da primeira agência bancária na freguesia, em 1979, pela construção da Escola C+S, em 1980, e pela criação da segunda farmácia de Rebordosa, em 1981.
Iniciativa sua levou à elevação de Rebordosa à categoria de vila e também a aquisição do estatuto de utilidade pública pela Cooperativa ACELER, em 1997, e pelo Rebordosa Atlético Clube, em 1996, clube pelo qual nutriu sempre grande dedicação, tendo sido seu atleta e inclusivamente alinhado no seu primeiro jogo oficial, tendo sido presidente da Assembleia Geral durante 16 anos.
Liderou a fundação, a 26 de Fevereiro de 1981, da Tuna de Rebordosa, de que foi presidente durante 14 anos. Liderou a fundação da Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola C+S de Rebordosa. Foi co-fundador do Rancho Folclórico “Os Marceneiros de Rebordosa”.
O Senhor Manuel Domingos da Fonseca Martins Moreira exerceu as funções de presidente da Associação de Pais da Escola C+S, membro da Comissão Instaladora e presidente da Assembleia Geral dos Bombeiros Voluntários, vice-presidente da Associação para o Desenvolvimento de Rebordosa e presidente da Mesa da Assembleia Geral da mesma, e vice–presidente da Associação de Futebol do Porto, Principal impulsionador da unificação das três festas de Rebordosa (Santa Luzia; Senhora da Livração; São Tiago), nas atuais festas de S. Miguel e da Cidade de Rebordosa.
Foi o esponsável pela conceção do projeto e principal obreiro da construção do Complexo Desportivo de Azevido, dinamizador principal da construção do novo Centro de Saúde de Rebordosa, da aquisição e remodelação da sede da Tuna de Rebordosa, das infras-estruturas elétricas e sede social da Cooperativa ACeler, da qual foi tesoureiro desde 1988 a 2010, sendo atual presidente da Direção.
Teve participação decisiva na condução das obras de restauro da Igreja Matriz de Rebordosa.
Foi membro da comissão instaladora municipal da biblioteca museu de Paredes e responsável pelas obras da mesma.
Foi o responsável pela criação da História de Rebordosa com a iniciativa de fazer a Monografia de Rebordosa e da criação de uma biblioteca em Rebordosa, a funcionar no edifício da Junta de Freguesia.
É cidadão honorário da vila de Rebordosa; Sócio Honorário dos Bombeiros Voluntários de Rebordosa e da Associação para o Desenvolvimento de Rebordosa.
Pessoa muito afável e benquista em Rebordosa, Manuel Domingos da Fonseca Martins Moreira goza da geral estima e gratidão dos rebordosenses.
À família enlutada endereço nesta hora dolorosa as mais sentidas condolências.
Paulo Pinheiro
ASSINE GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA
Opinião
20/09/2024
Opinião
19/09/2024
Opinião
18/09/2024
Opinião
17/09/2024