03/10/2021, 0:00 h
183
DIVISÃO DE ELITE – PRO-NACIONAL – SERIE 4
Jornada 4
SC FREAMUNDE - APARECIDA FC, 1-0
Sábado, 25 de setembro 2021 –17h00 – Complexo Desportivo SC Freamunde
Freamunde: Diogo Santos; Paulo Monteiro; Henrique (Pedrinho, 90’); Xandão; Moreira; Guzman (Moca, 90’); Pedro Martins; Diogo Martins; Pedro Alves (Branco, 73’) ; Joel (Migas, 73’) e Beirão.
Treinador: Pedro Machado
Aparecida: Nico; Renato; Reis; Pepe; Anselmo; Bujanda; João André (Rafa, 45’); Samuel Fonseca (Cardoso, 73’); Henrique Martins (Pedro Moreira, 65’); Parada (Spark, 73´) e Nord (Jorginho, 65’).
Treinador: Ricardo Barros
Árbitro: Alexandre Machado
Marcadores: Diogo Martins (62’)
Expulsões: Rafa (95’)
Freamunde vence com dificuldade, e continua invicto
Freamunde e Aparecida, apesar de fundados na década de 30 no século passado, apenas se defrontaram uma vez nas suas longas histórias. O único confronto aconteceu em dezembro do último ano, com a vitória do Freamunde que acontecer nos minutos extras da partida, com um golo de Migas.
As duas equipas chegaram à quarta jornada com percursos bem diferentes, enquanto que Pedro Machado somava por vitórias todos os encontros, o jovem treinador Ricardo Barros, que iniciou a carreira como treinador na formação do SC Freamunde, chegou a este jogo com dois empates e uma derrota, não conhecendo ainda o sabor da vitória.
Apesar do moral das equipas ser muito diferente, não se esperava um jogo fácil para o Freamunde.
O Freamunde fez apenas uma alteração no onze do último jogo, saindo Huguinho por problemas físicos e entrando Guzman para defesa esquerdo. E no lado do Aparecida, alterações apenas na defesa, com inclusão de Renato e Pepe, para os lugares de Toninho e Thomas.
Os dois conjuntos entraram bem no jogo e o equilíbrio inicial viria a ser a tónica da partida.
O primeiro lance de perigo real surgiu perto do vigésimo minuto, com Beirão, de cabeça, a responder bem a um cruzamento de Paulo Monteiro, mas a bola escapou-se por pouco da baliza.
À meia hora, foi a vez de Joel estar perto do golo, mas o guarda-redes Nico defendeu bem. Já perto do término da primeira parte, Parada em jogada individual vai finalizar com um bom remate, que passou perto da baliza de Diogo Santos, assustando as hostes azuis.
Ao intervalo o nulo justificava-se em pleno.
A segunda parte trouxe mais equilíbrio, e trouxe Rafa ao jogo do Aparecida, fazendo a equipa de Torno dominar a batalha a meio campo. Apesar do domínio, era o Freamunde que criava mais perigo, e num desses lances de ataque, aos 62 minutos, após boa jogada de Guzman que culminou num remate interceptado, a bola sobrou para Diogo Martins, que, na área, teve a arte e o engenho para bater Nico, abrindo o marcador na partida.
O Aparecida respondeu logo a seguir com Parada num bom remate.
Até final, o Aparecida foi dominando e procurou o golo, mas o Freamunde mais uma vez soube manter a sua baliza invicta, não permitindo oportunidades de golo ao Aparecida.
Já no tempo adicional, Rafa viu o segundo amarelo, e foi expulso. A partida terminou com uma vitória esforçada do Freamunde perante um Aparecida, que, apesar da derrota, se mostrou um adversário muito valoroso, que, certamente, fará um campeonato muito acima da posição, que, actualmente, ocupa.
O juiz Alexandre Machado e sua equipa souberam controlar bem o jogo, terminando com uma prestação bastante positiva.
Na próxima jornada, o Freamunde desloca-se a Lordelo para um duelo de líderes invictos, num jogo de tripla.
Ricardo Jorge Neto
Opinião
17/08/2025
Opinião
13/08/2025
Opinião
11/08/2025
Opinião
10/08/2025