Por
Gazeta Paços de Ferreira

04/05/2024, 18:35 h

1051

SC Freamunde, 6 – ARD Macieira, 3

Desporto Futebol SC FREAMUNDE

II DIVISÃO DISTRITAL

SC FREAMUNDE FECHA SÉRIE COM VITÓRIA

Foto de Ricardo Neto

Campeonato da 2ª Divisão Distrital AFP – Serie 3

34ª Jornada

SC Freamunde, 6 – ARD Macieira, 3

Jogo no Complexo Desportivo do Sport Clube de Freamunde

Árbitro: Ricardo Reimão
Auxiliares: Hugo Pereira e Tomás Luna

SC Freamunde: João Mendes, Tiago Pereira, Paulinho, Rui Jorge, Simão, Fábio Brandão (David Camelo, 75’), Paulo Ferreira, Cardoso (Pacheco, 75’), Rui Camelo (Mica, 58’), Bruno (Gusto, 75’) e Tiago Ferreira (Ribeiro, 58’).
Treinador: José Augusto Brandão

ARD Macieira: Fábio Faria, Luís Moreira (Diogo Regadas, 82’), To Zé, Telmo Pinto, Hugo Jimenez, Luís Gabriel (Pedro Ribeiro, 45’), Jorge Teixeira (Toninho, 58’), Mi (Zé Miguel, 75’), Magalhães, Carlos e Miguel (Jorge Ferreira, 75’).
Treinador: Manuel Magalhães

Ao intervalo: 4 -1
Marcadores: Cardoso (10’), Rui Camelo (30’), Paulo Ferreira (34’ e 42’ g.p.), Ribeiro (67’), e Mica (74’); Telmo Pinto (43’), e Miguel (52’ e 57’).
Expulsão: Jorge Ferreira (83’)

 

 

No último desafio da série 3, o SC Freamunde recebeu e venceu o Macieira, que na primeira volta, arrancou um empate aos azuis na sua casa. Os capões, já com o pensamento na fase de campeão, onde procurarão assegurar a subida de divisão, entraram em campo com o objectivo de resolver a partida rapidamente.

 

 

A primeira oportunidade de golo no jogo esteve na cabeça de Rui Camelo, mas a bola saiu por cima da trave Fábio Faria. O Freamunde insistia, e após livre de Paulo Ferreira defendido pelo guarda-rede do Macieira, a bola sobrou para Cardoso, que não se intimidou com a facilidade e marcou o primeiro da partida.

 

 

À meia hora, Rui Camelo correspondeu a um bom cruzamento de Cardoso, e fez o segundo para os azuis.

 

 

 

Pouco depois, o golo da tarde, Paulo Ferreira trabalhou bem no meio campo, e ainda distante da baliza faz um remate fantástico para o terceiro tento do Freamunde.

 

 

 

 

Freamunde dominava, e o quarto golo apareceu depois do defesa esquerdo Bentes ter sido carregado por Tó Zé dentro da área. Paulo Ferreira na marca de grande penalidade bisou no jogo. Quando se esperava o intervalo, surgiu um ataque certeiro do Maceira, e Telmo Pinto finalizou o primeiro para o Macieira.

 

Os rubro-negro vieram inspirados do intervalo, e de forma surpreendente Miguel duma assentada faz dois golos. Primeiro de cabeça após canto, e depois aproveitando um mau atraso da defensiva do Freamunde.

 

 

 

 

Com pouco minutos da segunda parte, o Macieira que esteve praticamente arredado da disputa do resultado, estava agora a um golo do empate. Contudo, o Freamunde reagiu, e do banco saíram as soluções para o jogo.

 

 

 

 

Ao minuto 67, o Freamunde num lance confuso, com vários remates interceptados, viu Ribeiro com a calma dos seus 19 anos, a marcar o golo tranquilizador.

Pouco depois outro jovem, ainda júnior, Mica na cara de Fábio fez o seu primeiro golo como sénior, e fixou o marcador em 6-3.

 

 

 

 

No final, os adeptos foram brindados por um bom espectáculo de futebol, com bons golos, e emoção no marcador, em que o Freamunde sem surpresa venceu.

A partida contou com um excelente trabalho da equipa de arbitragem, chefiada por Ricardo Reimão.

 


 

Fase de apuramento de campeão com um velho conhecido

O SC Freamunde já conhece os seus adversários para a fase de apuramento e promoção.

Para além do Freamunde, esta fase será disputada pela equipa do SC Cruz, União de Beiriz e o FC Termas de São Vicente B.

No que respeita à equipa da Povoa de Varzim, o Beiriz, e os penafidelenses do Termas de São Vicente, o Freamunde jogará com elas pela primeira vez.

 

No caso do SC Cruz, a história é bem diferente.
Nas primeiras décadas de vida do SC Freamunde, os capões defrontaram os portuenses do Cruz por 14 vezes, de 1948 a 1957.

Nestes disputados encontros, a história está do lado do Freamunde, com os capões a vencerem por 7 vezes, e o Cruz por 5 vezes, registando-se apenas dois empates.

Em termos de golo o Freamunde também lidera este confronto, com 40 golos marcados, contra 30 do Cruz.

A maior vitória azul foi por 7-0, na época de 51/52, mas neste capítulo os Freamundenses não se podem rir muito, porque o Cruz em 49/50 goleou o Freamunde por 8-2. A história entre SC Freamunde e SC Cruz voltará a ser escrita 67 anos depois.

Por fim, o SC Freamunde reunirá em Assembleia Geral, no próximo dia 10 de maio no Auditório Fernando Santos, na Casa da Cultura, em Freamunde.

 

ASSINE GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA

 

Opinião

Opinião

CXXXVII – Pela Segurança Interna

4/05/2025

Opinião

OITO EM UM (oito assuntos num só artigo)

4/05/2025

Opinião

“O Canto do Melro”

3/05/2025

Opinião

Insuficiência cardíaca | Portugueses com mais de 50 anos | Um em cada seis

2/05/2025