Por
Gazeta Paços de Ferreira

04/05/2024, 18:35 h

1072

SC Freamunde, 6 – ARD Macieira, 3

Desporto Futebol SC FREAMUNDE

II DIVISÃO DISTRITAL

SC FREAMUNDE FECHA SÉRIE COM VITÓRIA

Foto de Ricardo Neto

Campeonato da 2ª Divisão Distrital AFP – Serie 3

34ª Jornada

SC Freamunde, 6 – ARD Macieira, 3

Jogo no Complexo Desportivo do Sport Clube de Freamunde

Árbitro: Ricardo Reimão
Auxiliares: Hugo Pereira e Tomás Luna

SC Freamunde: João Mendes, Tiago Pereira, Paulinho, Rui Jorge, Simão, Fábio Brandão (David Camelo, 75’), Paulo Ferreira, Cardoso (Pacheco, 75’), Rui Camelo (Mica, 58’), Bruno (Gusto, 75’) e Tiago Ferreira (Ribeiro, 58’).
Treinador: José Augusto Brandão

ARD Macieira: Fábio Faria, Luís Moreira (Diogo Regadas, 82’), To Zé, Telmo Pinto, Hugo Jimenez, Luís Gabriel (Pedro Ribeiro, 45’), Jorge Teixeira (Toninho, 58’), Mi (Zé Miguel, 75’), Magalhães, Carlos e Miguel (Jorge Ferreira, 75’).
Treinador: Manuel Magalhães

Ao intervalo: 4 -1
Marcadores: Cardoso (10’), Rui Camelo (30’), Paulo Ferreira (34’ e 42’ g.p.), Ribeiro (67’), e Mica (74’); Telmo Pinto (43’), e Miguel (52’ e 57’).
Expulsão: Jorge Ferreira (83’)

 

 

No último desafio da série 3, o SC Freamunde recebeu e venceu o Macieira, que na primeira volta, arrancou um empate aos azuis na sua casa. Os capões, já com o pensamento na fase de campeão, onde procurarão assegurar a subida de divisão, entraram em campo com o objectivo de resolver a partida rapidamente.

 

 

A primeira oportunidade de golo no jogo esteve na cabeça de Rui Camelo, mas a bola saiu por cima da trave Fábio Faria. O Freamunde insistia, e após livre de Paulo Ferreira defendido pelo guarda-rede do Macieira, a bola sobrou para Cardoso, que não se intimidou com a facilidade e marcou o primeiro da partida.

 

 

À meia hora, Rui Camelo correspondeu a um bom cruzamento de Cardoso, e fez o segundo para os azuis.

 

 

 

Pouco depois, o golo da tarde, Paulo Ferreira trabalhou bem no meio campo, e ainda distante da baliza faz um remate fantástico para o terceiro tento do Freamunde.

 

 

 

 

Freamunde dominava, e o quarto golo apareceu depois do defesa esquerdo Bentes ter sido carregado por Tó Zé dentro da área. Paulo Ferreira na marca de grande penalidade bisou no jogo. Quando se esperava o intervalo, surgiu um ataque certeiro do Maceira, e Telmo Pinto finalizou o primeiro para o Macieira.

 

Os rubro-negro vieram inspirados do intervalo, e de forma surpreendente Miguel duma assentada faz dois golos. Primeiro de cabeça após canto, e depois aproveitando um mau atraso da defensiva do Freamunde.

 

 

 

 

Com pouco minutos da segunda parte, o Macieira que esteve praticamente arredado da disputa do resultado, estava agora a um golo do empate. Contudo, o Freamunde reagiu, e do banco saíram as soluções para o jogo.

 

 

 

 

Ao minuto 67, o Freamunde num lance confuso, com vários remates interceptados, viu Ribeiro com a calma dos seus 19 anos, a marcar o golo tranquilizador.

Pouco depois outro jovem, ainda júnior, Mica na cara de Fábio fez o seu primeiro golo como sénior, e fixou o marcador em 6-3.

 

 

 

 

No final, os adeptos foram brindados por um bom espectáculo de futebol, com bons golos, e emoção no marcador, em que o Freamunde sem surpresa venceu.

A partida contou com um excelente trabalho da equipa de arbitragem, chefiada por Ricardo Reimão.

 


 

Fase de apuramento de campeão com um velho conhecido

O SC Freamunde já conhece os seus adversários para a fase de apuramento e promoção.

Para além do Freamunde, esta fase será disputada pela equipa do SC Cruz, União de Beiriz e o FC Termas de São Vicente B.

No que respeita à equipa da Povoa de Varzim, o Beiriz, e os penafidelenses do Termas de São Vicente, o Freamunde jogará com elas pela primeira vez.

 

No caso do SC Cruz, a história é bem diferente.
Nas primeiras décadas de vida do SC Freamunde, os capões defrontaram os portuenses do Cruz por 14 vezes, de 1948 a 1957.

Nestes disputados encontros, a história está do lado do Freamunde, com os capões a vencerem por 7 vezes, e o Cruz por 5 vezes, registando-se apenas dois empates.

Em termos de golo o Freamunde também lidera este confronto, com 40 golos marcados, contra 30 do Cruz.

A maior vitória azul foi por 7-0, na época de 51/52, mas neste capítulo os Freamundenses não se podem rir muito, porque o Cruz em 49/50 goleou o Freamunde por 8-2. A história entre SC Freamunde e SC Cruz voltará a ser escrita 67 anos depois.

Por fim, o SC Freamunde reunirá em Assembleia Geral, no próximo dia 10 de maio no Auditório Fernando Santos, na Casa da Cultura, em Freamunde.

 

ASSINE GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA

 

Opinião

Opinião

POLÍTICA DE CONSUMIDORES NA BERLINDA…

30/06/2025

Opinião

……………….E A ARMA NUCLEAR DE ISRAEL?

29/06/2025

Opinião

Protetor Solar? Sim e espalhar em todo o lado!

29/06/2025

Opinião

CXXXIX – Pela Segurança Interna

29/06/2025