13/11/2023, 0:00 h
270
Opinião Opinião Politica Partido Social Democrata
OPINIÃO POLÍTICA
OPINIÃO POLÍTICA
Novembro trouxe com ele o aparente colapso do nosso Serviço Nacional de Saúde.
Após várias reuniões, sindicatos e governo não chegam a acordo sobre aquilo a que mais que um direito dos médicos é uma obrigação do Estado.
Todos os dias o mapa dos encerramentos vai sendo atualizado, hospitais e centros de saúde não escapam a esta terrível situação, que está a colocar em causa os serviços prestados aos doentes urgentes e menos urgentes.
Um autêntico pesadelo em que a governação socialista do poder central e do poder local são os responsáveis. Já todos ouvimos os médicos apelarem à ida aos centros de saúde em primeira instância e só depois recorrer ao hospital central da região.
Por cá, o presidente Humberto Brito escudou-se, pelo completo falhanço dos cuidados de saúde prestados aos pacenses, com o anúncio de um novo centro de saúde junto às piscinas municipais, tentando com isso desviar atenções do problema.
Com as urgências do hospital de Penafiel em constante rutura e com o fecho de serviços, seria de bom grado um contacto com a realidade por parte do presidente da Câmara.
ASSINE A GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA
Mas, talvez, para Humberto Brito não seja necessária a visita ao hospital de Penafiel, uma vez que o presidente do ACES, Hugo Lopes, que gere o centro de saúde de Paços de Ferreira, e conhecedor da realidade a que assistimos, é líder e deputado socialista na assembleia municipal.
O deslumbramento e o encanto com as novas instalações de pouco servirão, se não houver um novo modelo de funcionamento e uma nova estratégia de gestão.
Ambos são responsáveis pela ausência de um serviço de atendimento em horário alargado aos fins-de-semana e pelo anormal funcionamento de algumas USF.
Seria importante perceber que esforços estarão a ser feitos junto do antigo líder da distrital socialista e atual ministro da saúde, Manuel Pizarro, e que recursos irão ser colocados em breve em Paços de Ferreira.
Num concelho onde dá gosto viver, dá ainda mais gosto ter cuidados de saúde essenciais de qualidade, para que a nossa população tenha a qualidade de vida que merece!
Opinião
3/10/2024
Opinião
2/10/2024
Opinião
1/10/2024
Opinião
29/09/2024