12/06/2025, 0:00 h
1496
DIARIAMENTE SEMPRE QUE POSSÍVEL
A Europa depois de Gaza
Manuel Loff, PUBLICO
Visão
------------------------------------------------------------------------------------------------
1 305 000 000
A dona da Zara atingiu lucros recorde de 1305 milhões de euros no primeiro trimestre fiscal.
Abril Abri
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
«Se, antes de Trump, a repugnante impunidade da ocupação israelita vinha acompanhada da encenação de um plano original de dois Estados que nunca saiu do papel, com Trump e Netanyahu do que se trata é da concretização final de limpeza étnica e genocídio. Exactamente o que Hitler quis fazer: uma Nova Ordem europeia construída pela morte, pelo extermínio.»
Manuel Loff, Público, 11 de Junho de 2025
----------------------------------------------------------------------------------------------------
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Fome como arma de genocídio: Gaza 2025 - União Soviética 1941
"Portanto, é claro que o atual recurso do Estado de Israel à fome como arma de guerra contra a população de Gaza é como duas gotas de água ao "Plano da Fome" implementado pelos nazis na União Soviética em 1941-1942, com o objetivo de eliminar 30 milhões de cidadãos soviéticos.
Em ambos os casos, a mesma desumanização prévia das vítimas, o mesmo desejo daqueles que se apresentam como os "Herrenrasse" (raça de senhores) de exterminar seus "Untermenschen" (sub-humanos) eslavos e judeus de então, e palestinos hoje, e o mesmo projeto de esvaziar o território de suas populações indígenas para ocupá-lo e colonizá-lo.
E para Goering, que declarou a Galeazzo Ciano, ministro dos Negócios Estrangeiros de Mussolini, que "entre 20 e 30 milhões de pessoas vão morrer de fome este ano na Rússia. E isso é, sem dúvida, muito bom, porque alguns povos devem ser dizimados",
ecoa o ministro israelense Bezalel Smotrich, que afirma sem rodeios que seria "justificado e moral matar 2 milhões de palestinos de fome em Gaza".
Fonte: CADTM
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
«Cada um de nós é uma soma, tem sangue do nativo e do migrante, do europeu e do africano, do branco e do negro e de todas as cores humanas. (...) A consciência dessa aventura antropológica talvez mitigue a fúria revisionista que nos assalta pelos extremos nos dias de hoje.»
Lídia Jorge, Público
10 de Junho de 2025
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O partido da guerra à beira de um ataque de nervos
(Major-General Carlos Branco, in Diário de Notícias, 09/06/2025) No rescaldo dos recentes ataques ucranianos às bases aéreas russas,várias personalidades próximas de Trump vieram a terreiro manifestar a sua opinião sobre o perigoso momento em que se encontra a humanidade como, por exemplo, o ex-mentor de Trump Stephen Bannon e o ex-conselheiro de segurança nacional Mike Flynn, refletindo ambos pensamentos muito próximos. Numa recente mensagem colocada no “X”, Flynn alerta para a atuação de quem se encontra por detrás dos acontecimentos em curso e que empurram os EUA para uma confrontação militar de larga escala, com a Rússia. Dos vários aspetos abordados na referida mensagem, um merece particular atenção.
|
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Um pacto para a habitação
António Costa prometeu 26 mil casas para famílias carenciadas até 2026. Depois veio Luís Montenegro e acrescentou 33 mil até 2030. Mas, até agora, nem duas mil foram entregues. Isto apesar dos milhões do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) no âmbito da habitação que estamos em risco de perder.
Helena Norte, Chefe de Redação JN
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
(E assim começa o dólar a ir para a prateleira...)
(Brasil prepara emissão inédita de dívida pública em yuan
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
10,6 milhões
É o número da população residente em Portugal. Em 2016, eram cerca de 10,3 milhões
------------------------------------------------------------------------------------
Um pacto para a habitação
António Costa prometeu 26 mil casas para famílias carenciadas até 2026. Depois veio Luís Montenegro e acrescentou 33 mil até 2030. Mas, até agora, nem duas mil foram entregues. Isto apesar dos milhões do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) no âmbito da habitação que estamos em risco de perder.
.Helena Norte, Chefe de Redação, 10 junho, 2025 às 00:05
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Atraso no apoio à renda já chega aos dois anos
Famílias que tiveram perda de rendimentos e monoparentais mais afetadas pelos atrasos Governo promete resolver no próximo mês os tempos de espera do programa Porta 65
JN
---------------------------------------------------
PÁGINA UM REVELA E-MAIL DE 2021 DE MIGUEL GUIMARÃES PARA O COORDENADOR DA 'TASK FORCE'
Pela boca morre o peixe: Gouveia e Melo soube de ‘cunha’ de político na vacinação da covid-19… e nada fez
Pedro Almeida Vieira|03/06/2025
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
« Ensina-se para o teste, aprende-se para o teste, vive-se para o teste. E depois lamenta-se que os alunos não tenham criatividade, pensamento crítico ou paixão pelo saber»
Rita Simas Bonança, Educadora de Infância Especializada, Público
9 de Junho de 2025
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
"O tempo não importa.
Se for um minuto, uma hora, uma vida.
O que importa é o que ficou deste minuto,
desta hora, desta vida...
Lembra que o que importa
é tudo que semeares colherás.
Por isso, marca a tua passagem, deixa algo de ti,...
do teu minuto, da tua hora,
do teu dia, da tua vida."
Mário Quintana
PUBLICO
JN
Pedro Almeida Vieira|01/06/2025
Adjudicações de meios aéreos de combate a incêndios sob suspeita totalizam cerca de 100 milhões, 16,4 dos quais entregues a unipessoal ligada a irmão de Leitão Amaro e criada há pouco mais de um ano.
Ana Henriques29 de Maio de 2025, 20:40 actualizado a 29 de Maio de 2025, 21:09
GENOCÍDIO
Bombardear hospitais, estruturas de abastecimento de água numa região semidesértica, postos de distribuição humanitária de alimentos a crianças, é barbárie, é terrorismo de Estado, é crime de guerra e contra a humanidade. É parte de um plano de erradicação de um povo, um ato inegavelmente classificável como genocídio.
JVC, O Regresso da besta
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Desde Outubro de 2023 mais de 10 mil crianças palestinianas foram assassinadas por Israel. Amanhã, dia 1 de Junho, Dia Internacional da Criança, o Projecto Ruído promoverá uma tribuna pública e afixará os nomes das crianças em Sete Rios, Lisboa.
Abril Abril
elDiario,es, 31.5
Gouveia e Melo
«Um vídeo introdutório apresentou o candidato como sendo um homem “rigoroso” e “muito disciplinado”, o que é contraditório com tudo o que ele fez na aplicação dessa mesma disciplina e rigor aos marinheiros do NPR Mondego que recusaram cumprir uma missão, por o navio não estar em condições de navegar.»
Pedro Tadeu, DN
30 de Maio de 2025
|
Abril Abril
--------------------------------------------------------------------------------
A Suprema Corte dos EUA aprova a revogação de Trump da liberdade condicional humanitária para 500.000 pessoas da Venezuela, Cuba, Haiti e Nicarágua.
elDiario.es 30.5
-----------------------------
Pelo mundo, reconhecer a Palestina
Israel não altera a sua linha de acção, porque continua a ter aliados cúmplices ou complacentes com crimes de guerra e com o total desrespeito das regras internacionais
30 de Maio de 2025, 6:15, PUBLICO
------------------------------------------------------------------
(Criminalização de pessoas e de movimentos pró-palestinianos)
Consentimento ao genocídio
Ontem, em Paris, frente ao Ministério da Educação, manifestantes responderam ao apelo dos sindicatos, não apenas pela professora, mas pelo direito de sentir e ensinar com humanidade.
Numa escola secundária em Dijon, uma professora entra na sala de aula. Estudantes, sensíveis ao que se passa na Palestina, pedem um minuto de silêncio. Não gritam. Não protestam. Apenas pedem silêncio. A professora acede. O minuto faz-se, breve, mas profundo. Pouco tempo depois, chega a suspensão. A professora, segundo o reitorado, é culpada de “incumprimento da obrigação de respeito pela neutralidade". Vários liceus, em solidariedade, organizam ações de protesto. Ontem, em Paris, frente ao Ministério da Educação, manifestantes responderam ao apelo dos sindicatos, não apenas pela professora, mas pelo direito de sentir e ensinar com humanidade. Este é só um dos inúmeros casos de criminalização de pessoas e de movimentos pró-palestinianos a que temos assistido desde há um ano e meio.
PUBLICO, 30.5
--------------------------------------------------------------
É chocante dizer que o que se passa em Gaza é apenas “preocupante” ou “inaceitável”
“Merda para a humanidade inteira!”, gritou Álvaro de Campos no seu poema Bem sei que tudo é natural. Verso que podemos também usar, lembrando Gaza. Na verdade, lembrar Gaza é olhar a falta de coração de quem poderia fazer alguma coisa e, ou não faz, ou finge que faz
Maria do Carmo Vieira, PUBLICO,28.5
---------------------------------------------------------------------------------------------
Câmara da Trofa | Aquisição de 100 casas
A Câmara da Trofa lançou uma oferta pública de aquisição de 100 casas, em construção ou a construir, para responder a carências habitacionais no concelho.
---------------------------------------------------------------
Empresa do cartel dos helicópteros fatura 40 milhões num dia
Suspeita de viciação de concursos para meios de combate aos fogos Sete administradores arguidos e buscas na Força Aérea
--------------------------------------------------
Supremo reconhece contrato trabalho entre estafeta e Glovo
O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) acaba de reconhecer uma relação de trabalho entre um estafeta e a plataforma digital de entregas Glovo.
Em acórdão proferido anteontem, três juízes conselheiros referem que, “independentemente da margem de liberdade reconhecida ao estafeta no exercício da sua atividade, é indiscutível que esta é desenvolvida num quadro de regras específicas definidas pela empresa, a qual – nos termos que tem por adequados e consentâneos com a prossecução do seu modelo de negócio – também controla e supervisiona a atuação” do trabalhador, “tal como tem a possibilidade de exercer o poder disciplinar”.
---------------------------------------------------
Só 11% dos filhos de pobres chegam
ao Ensino Superior
Estudo do Banco de Portugal aborda a transmissão intergeracional da pobreza
A escolaridade dos pais condiciona a dos filhos, sendo que nas famílias de rendimentos e escolaridade mais baixa apenas 11% dos filhos têm o Ensino Superior, segundo um estudo do Banco de Portugal (BdP), ontem divulgado.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
Vida Justa denuncia
penalização de famílias na habitação
O movimento Vida Justa acusa o Estado de estar a penalizar “as famílias que, apesar de trabalharem e de fazerem tudo pelos seus filhos, não conseguem ter condições habitacionais adequadas”, por os preços das rendas serem “proibitivos”. Rita Silva, do Vida Justa, considera que tem havido “uma culpabilização e um castigo das famílias que não conseguem ter acesso à habitação ou que não têm acesso à habitação adequada”.
JN, 30.5
Cada vez que vejo um justo comunicado indignado da União Europeia sobre ataques russos que provocam vítimas civis na Ucrânia, vou à procura do comunicado diário que a mesma UE dever ter emitido sobre os mortos civis desse dia em Gaza. Que são sempre muitos mais. Mas não encontro.
By Francisco Seixas da Costa at domingo, maio 25, 2025
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Inquérito do Iscte revela forte confiança dos cidadãos nas autarquias, defende execução das políticas públicas no poder local ou regional e confirma apoio a um novo referendo sobre a regionalização.
Manuel Carvalho28 de Maio de 2025, PUBLICO:
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Há 140 mil jovens portugueses que não trabalham nem estudam
No ano passado, 8,7% dos jovens entre os 15-29 não trabalhava, não estudava e não estava em formação.
Média da União Europeia nos 11%
JN
--------------------------------------------------------------------------------
NESTE DIA ACONTECEU
1911 Realizam-se as eleições para a Assembleia Constituinte da I República.
1926 Golpe militar em Portugal comandado pelo general Gomes da Costa, com Mendes Cabeçadas e Óscar Carmona, derruba o regime liberal-republicano e chega ao fim a I República. O carácter da ditadura seria acentuado com a instauração do Estado Novo.
1940 II Guerra Mundial. Rendição da Bélgica à Alemanha de Hitler.
1948 Inauguração do funcionamento do sistema de jogos de água e luz da Fonte Luminosa em Lisboa.
1952 É inaugurado o Estádio das Antas, no Porto.
1963 Cai o teto em betão da estação ferroviária do Cais do Sodré, em Lisboa. Morrem 49 pessoas e cerca de quarenta ficam feridas.
1987 O primeiro transplante de medula óssea realizado em Portugal, pelas mãos do professor e médico Manuel Abecassis no Instituto Português de Oncologia de Lisboa.
2022 O social-democrata Luís Montenegro, é eleito 19. presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo nas eleições diretas Jorge Moreira de Silva, que alcança apenas 27%.
2023 Mariana Mortágua é eleita nova coordenadora do BE e a lista que apresenta consegue 67 dos 80 lugares na Mesa Nacional do bloco, vencendo a moção de Pedro Soares, na XIII Convenção Nacional do BE em Lisboa.
- João Almeida (UAE Emirates) torna-se no primeiro português a subir ao pódio final da Volta a Itália e o primeiro ciclista nacional a terminar entre os três melhores de uma grande Volta desde Joaquim Agostinho no Tour1979, com o terceiro lugar no Giro, atrás de Roglic (Jumbo-Visma) e Thomas (INEOS).
2024 O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, chega a Lisboa para uma visita de algumas horas, a primeira que realiza a Portugal, e assina um acordo de cooperação bilateral para dez anos.
JN
Apagar um povo da história.
|
elDIARIO.es
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
GAZA
"Para alcançar uma situação de 'justiça, paz, verdade e fraternidade', como vem pedindo o Papa Leão XIV, é urgente e imperativo pôr fim ao cerco à população, bem como aos ataques a hospitais, aos bombardeios à população civil, à destruição sistemática de infraestruturas e bairros e à negação de assistência humanitária, que constituem uma violação dos mais básicos direitos humanos e do direito internacional humanitário, atos de ocupação equivalentes à limpeza étnica."
elDIARIO, es
|
PUBLICO
---------------------------------------------------------------------------------------------
511 000 000
Lucros da ANA aumentam 23% para recorde de 511 milhões de euros em 2024
Abril Abril
---------------------------------------------------------------------------------------------
(GENOCÍDIO)
«Trump usa a palavra “genocídio” quando fala de oito agricultores — brancos e negros — mortos na África do Sul este ano, mas a expressão nunca lhe ocorreu ao falar dos 50 mil palestinianos mortos na Palestina. »
BÁRBARA REIS, PÚBLICO, 24 DE MAIO DE 2025
----------------------------------------------------------------------
--------------------------------------------------------------------------------------------------------
JN
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
JN
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
JN
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
jn
Pacheco Pereira, PUBLICO
Em Gaza, o futuro será destruído |
Destruição das escolas, das universidades, dos hospitais, das usinas, das rotas... A maneira como Israel não conduz a guerra no enclave palestino é privar seus habitantes de toda a perspectiva de futuro para incitar a abandonar sua terra. |
Por Samuel Forey e Clothilde Mraffko, Le Monde |
«É ainda possível que a IL ou o Chega queiram eliminar a obrigação do Estado de assegurar o direito ao trabalho, bem como o seu exercício em boas condições e com horários decentes.
Poderão mesmo aparecer propostas para acabar com o salário mínimo, as garantias legislativas especiais para proteger os ordenados, os apoios às famílias, à maternidade, à juventude, à infância, aos idosos - e sei lá que mais.»
PEDRO TADEU, DN, 23 DE MAIO DE 2025
---------------------------------------------------------------
A Máquina de Ganhar Eleições
As suas teses para o entendimento da generalizada “direitização” (um neologismo que dá conta desta tendência: a direita actual identifica-se com o que dantes era a extrema-direita) partem desta evidência: por todo o lado, no mundo, as direitas e a as extremas-direitas estão a ganhar as eleições.
Esse fenómeno transnacional destitui de razão todas as explicações baseadas em factores da vida política nacional.
Yves Citton mostra então que todas essas direitas estão habilmente enxertadas numa máquina eleitoral e mediática comum, numa engrenagem transnacional que explica as suas conquistas.
Antonio Guerreiro, PUBLICO
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Isto,
podendo não ser gozar com quem trabalha,
é decerto gozar com quem está doente.
E, a esse propósito, ocorre-me uma pergunta singela: se os algarvios tivessem um hospital decente na região, os resultados eleitorais manter-se-iam os mesmos?
Para quem possa pensar que a pergunta traz demagogia no bico, um pequeno vislumbre da cronologia para a construção do novo Hospital do Algarve (está tudo no portal da Administração Regional de Saúde do Algarve — não é necessário pedir ajuda a Kafka).
Tudo começou lá muito atrás, era 2002 (vá lá, já foi no século XXI).
Primeiro veio o despacho, um ano depois o mesmo ministro aprova a escolha do terreno; ainda em 2003 é celebrado um Acordo Estratégico, seja lá isso o que for.
Em 2004, é a quinta prioridade dos hospitais a construir pelas parcerias público-privadas.
Em 2005 há novo estudo e em 2006 passa a segunda prioridade. No mesmo ano, nomeiam-se grupos de trabalho em barda.
2007: mais despachos.
2008: preparação do concurso e apresentação pública do novo hospital (uf!).
Refreie-se o optimismo!
Chega 2009 e mais um despacho.
2010: seleccionam-se duas propostas e em Setembro “inicia-se a fase de negociação, que ainda decorre” (sic).
Ana Cristina Leonardo, PUBLICO
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
NNNNNN
PUBLICO
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
PUBLICO
---------------------------------------------------------------------------------------
Ronaldo vende o Valladolid quase pelo dobro a grupo norte americano.
NNNNNN
Revista Visão
---------------------------------------------------------------------------------
Maiores câmaras do país cada vez mais endividadas
São mais de mil milhões de euros em 25 autarquias com destaque para as subidas em Lisboa e Braga Aumenta o tempo que levam a pagar contas, mas há dois concelhos que o fazem na hora
JN
--------------------------------
-------------------------------------------------------
“A catástrofe humana em Gaza está a testar a consciência da Europa” – Josep Borell
Les Crises
2719
Entre 2022 e 2024, 2719 médicos solicitaram à Ordem certidões de Good Standing — ou seja, certidões que comprovam as suas competências — para poderem exercer a profissão no estrangeiro.
Adão e Silva, PUBLICO
----------------------------------------------------------------------------
Como as campanhas eleitorais são os momentos da carnavalização da política, nunca foi grande pecado ser demagogo nesses momentos, que são a estação quase oficial da demagogia.
António Guerreiro, PUBLICO
---------------------------------------------------------
O carniceiro de Gaza – é um cognome que lhe assenta como uma luva, depois de mais de 53 mil pessoas mortas e mais de 113 mil feridos. Nem os terroristas do Hamas, autores do massacre de 7 de outubro, chegaram tão longe. Não podemos confundir Israel com este bárbaro, mas há muito que chegou o momento do mundo se levantar contra o genocídio que comanda.
André Macedo, O Jornal Económico
A greve não é um capricho - é o último recurso de quem vê as suas reivindicações ignoradas.
Tiago Oliveira, EXPRESSO
Pacheco Pereira, SÁBADO
15 de mayo, 2025
----------------------------------------------------------------------------
Israel matou “600 pessoas em 24 horas,
400 das quais eram crianças.”
Desde outubro de 2023, Israel matou, pelo menos, 53 mil palestinianos. Depois de quebrar o cessar-fogo, num só dia (18 de março) matou “600 pessoas em 24 horas, 400 das quais eram crianças.”
E governos como o português assistem impávidos a “uma das manifestações mais ostensivas e impiedosas da profanação da vida e da dignidade humanas”.
Manuel Loff, PUBLICO, 14.5
----------------------------------------------------------------------------
Elísio Estanque, PUBLICO, 14.5
JN, 14.5
--------------------------------------------------
1927 Realiza-se a primeira volta a Portugal em bicicleta. António Augusto de Carvalho, pelo Carcavelos, vence a prova.
1944 Holocausto. Começa a deportação dos judeus da Hungria para o campo de extermínio nazi de Auschwitz.
1964 A equipa de futebol do Sporting vence o MTK Budapeste, por 1-0, na finalíssima da Taça das Taças e consegue desta forma o seu primeiro troféu europeu, no estádio Bosuilstadion-Deurne, em Antuérpia
2018 Cerca de 50 adeptos do Sporting, com a cara tapada, invadem a Academia Sporting - Centro de Futebol do Sporting Clube de Portugal, em Alcochete, durante o treino da equipa principal de futebol, e agridem jogadores e equipa técnica.
Países europeus Ucrânia Gaza
O que os países europeus estão dispostos a fazer pela Ucrânia não estão dispostos a fazer por Gaza e pela Cisjordânia, como se existisse alguma diferença entre o que Putin e Netanyhau têm feito
Amilcar Correia, PUBLICO, 13.5
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Máquinas dos partidos
Quem decretou que os órgãos de comunicação social devem abster-se de fazer uma reflexão sobre interesse público e deixar-se aprisionar pelas máquinas dos partidos?
Pedro Norton, in PUBLICO, 13.5
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
1917 Relato da primeira aparição de Nossa Senhora em Fátima, em Portugal, segundo os pastores Lúcia, Jacinta e Francisco Marto.
1934 Inauguração do monumento ao Marquês de Pombal, na Praça Marquês de Pombal, em Lisboa
- Portugal ganha pela primeira vez o Festival Eurovisão da Canção, com “Amar pelos dois”, interpretada por Salvador Sobral, no Centro Internacional de Exposições de Kiev, na Ucrânia.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Temas europeus e internacionais
estão praticamente ausentes do debate
E se esta quase pobreza de discussão é apontada às questões nacionais, temas europeus e internacionais estão praticamente ausentes do debate. Em síntese, e apesar de ainda faltarem alguns dias, esta campanha foi pobre em discussão, excessiva em fogo de artifício e quase ausente em termos de futuro.
Nuno Marques, JN, 13.5
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Viva “nossa senhora da bola”!
Claro que ninguém indemnizará os negócios que ficaram fechados desde a hora de almoço de sábado, mesmo havendo empate no fim.
Capicua, JN,13.5
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Uma perda para o mundo
A morte do Papa Francisco é, inegavelmente, uma perda para o mundo. Não como chefe da Igreja Católica mas como homem universalista e humanista que soube evitar e contornar as questiúnculas vaticanas, velhas de séculos, para se dedicar a pensar e a agir sobre as coisas do mundo e da humanidade; as coisas que nos levam por caminhos transviados, quem sabe se fatais e que o Papa, não como santo mas como ser humano, tentou travar com a sua sensibilidade e espírito fraterno.
José Goulão, in Strategic Culture Foundatin, 8.5
AbrilAbril 12 DE MAIO DE 2025
Em plena campanha eleitoral a direita procura criar polémicas estéreis para não ver as suas ideias dissecadas. No entanto, analisando o programa eleitoral da AD, da Iniciativa Liberal e do Chega entende-se que os objetivos são os mesmos e acabar com o SNS é um deles.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Sabemos pouco sobre o que os partidos pensam sobre as atrocidades em Gaza (com excepções), enquanto a Europa está totalmente abúlica perante a carnificina de Israel. E isso é importante para votar.
Ana Sá Lopes, PUBLICO, 12.5
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
E da Europa não sai um pio.
Assiste impávida e serena à matança.
O Governo de Israel, com o compadrio de Trump, aprovou o plano para conquistar Gaza – em termos objetivos, é uma matança, é o triunfo do ferro e do fogo, é a expulsão de um povo, o palestiniano, das suas terras.
Puro genocídio.
JN,12.5
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Porque não escrevem que são as políticas do PS e PSD que estão a concertadamente a actuar nesse sentido?
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
JN, 12.5
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Um terço do Alentejo já escapa aos portugueses
Investimento agrícola estrangeiro ascende a 1,6 mil milhões
Herdades com mais de 100 hectares e regiões com boa oferta de água são as mais procuradas.
Um dever de protestar e actuar
Massacre cruel
O que se passa em Gaza e no território da Autoridade Palestiniana convoca não só a política, a geopolítica, .as relações de forças entre Estados, o mundo do “Ocidente” e do Oriente, todos os conflitos em curso, o “Sul global”, o papel das Nações Unidas, mesmo o direito internacional, convoca tudo o que quiserem, mas tudo está abaixo de um repto moral, de uma obrigação de falar, de um dever de protestar e actuar perante um massacre cruel, diante dos nossos olhos, de um povo, o palestiniano.
Pacheco Peeira, PUBLICO,11.5
A campanha cavaquista contra o ateísmo de Sampaio foi muito dura e não serviu de nada em 1996. Se no século XX a colagem à Igreja Católica não funcionou, é difícil que funcione em 2025.
Ana Sá Lopes, PUBLICO, 11.5
2021 O Sporting conquista o título de campeão nacional da I Liga de futebol, 19 anos depois.
Durante a conferência de imprensa de lançamento da sua campanha para as eleições presidenciais, no Café Chave d’Ouro em Lisboa, Humberto Delgado proferiu uma frase que viria a ficar célebre: «Obviamente, demito-o!»
O General referia-se, obviamente, a Salazar.
1968 Registam-se os confrontos mais violentos entre estudantes e polícia, desde o início da crise estudantil, em França. Os estudantes ocupam o Quartier Latin e fazem barricadas. Há levantamentos em Bordéus, Grenoble, Lille, entre outras cidades francesas.
1972 José Afonso interpreta pela primeira vez em público “Grândola Vila Morena”, em Santiago de Compostela.
1981 Primeira vitória do socialista François Mitterrand nas eleições presidenciais francesas.
1984 Morre, aos 41 anos, após dez dias em estado de coma, o ciclista português Joaquim Agostinho.
João Paulo Almeida, perito em “match fixing” e analista do Observatório Jogo Responsável, vem ao Jogo Económico explicar o impacto e como é que Portugal se enquadra neste contexto. Conheça ainda os números que marcam o dérbi do século.
Jogo Económico
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
Disco da corrida aos armamentos
Ursula von der Leyen, António Costa, Kallas e outros engoliram o disco da corrida aos armamentos.
Há dinheiro a rodo para a indústria da morte.
Não o há para a saúde e para a habitação, mas há 800 000 milhões de euros … para armas.
Diz da loucura em que vivem os dirigentes europeus, fechados numa bolha onde não entra a vida das populações e dos povos europeus.
Domingos Lopes, in O Chocalho
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
«Mais de 3 milhões de palestinianos estão refugiados em outros países na região.
Mais de 80 % do seu território é hoje ocupado por Israel (..
Tiago Oliveira afirmou durante a concentração de trabalhadores da fábrica do sector automóvel Autoneum, em Setúbal, que as declarações de Montenegro são «ataque do Governo ao direito à greve e às conquistas de Abril».
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
428 000 000
O lucro da EDP no primeiro trimestre subiu 21% face ao mesmo período do ano passado, para 428 milhões de euros.
AbrilAbril, 9.5
100 milhões de europeus estão em risco de pobreza e a senhora está a dar milhares de milhões às empresas de armamento
Eurodeputado do Partido do Trabalho da Bélgica, dirigindo-se a Ursula von der Leyen.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A adesão pode ser feita a partir das 14h00, através do Portal Gov.pt, mediante autenticação com Cartão de Cidadão ou Chave Móvel Digital, que pode ser ativada na app gov.pt ou num Espaço Cidadão. Na lista estão as seguintes publicações: Correio da Manhã; Diário de Notícias; ECO; Expresso; Jornal de Notícias; Jornal Económico; Observador; Público; Sábado; Vida Económica e a Visão.
Jornal Ecnómico,9.5.25
8 de Maio de 2025
08/05/2025 Les Crises
elDiario.es
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
População empregada volta a aumentar em 2025 e aproxima-se dos 5,2 milhões
08 MAIO 2025 10:00
Jornalista
Éo número mais alto de que há memória no país. No primeiro trimestre deste ano, a população empregada em Portugal voltou a registar nova subida, contabilizando 5,18 milhões de pessoas. São mais 122 mil indivíduos (2,4%) do que nos mesmos três meses do ano passado, mostram os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgados esta semana.
É fundamental contextualizar este crescimento num quadro em que a população portuguesa autóctone está em acentuado declínio, fruto do envelhecimento, da emigração jovem persistente e de uma natalidade estruturalmente baixa. Sem o reforço de centenas de milhar de imigrantes que, com coragem e esperança, escolheram Portugal para refazer as suas vidas, estes números nunca teriam sido alcançados.
Expresso,8.5
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
HABEMUS PAPAM
Cardel Robert Francis Prevost, Leão XIV
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O caso de uma empresa portuguesa que se destaca pelos métodos diferentes de trabalho
Bem Estar, Felicidade e Trabalho são palavras que nem sempre andam a par, mas nos dias de hoje fazem cada vez mais sentido. Há empresas que procuram, cada vez mais, uma boa relação entre os diversos conceitos com impacto no dia a dia dos trabalhadores e ganhos na produtividade. Já lhe temos dado conta de alguns exemplos no Expresso. Esta semana conhecemos em detalhe, através de uma reportagem televisiva, o caso de uma empresa portuguesa que se destaca pelos métodos diferentes de trabalho com resultados reconhecidos. É um processo ainda raro no panorama geral, mas que merece um olhar mais atento. É o que faz esta reportagem da SIC que revela um cenário pouco vulgar: concilia trabalho com cultura e inovação. Ora espreite!.
ASSINE GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA
MM
Opinião
17/08/2025
Opinião
13/08/2025
Opinião
11/08/2025
Opinião
10/08/2025