16/03/2023, 0:00 h
258
Opinião Opinião Politica Partido Comunista
OPINIÃO POLÍTICA
Cristiano Ribeiro
SEM MÉDICO DE FAMÍLIA
Há um concelho do Interior Centro deste país (Marvão? Mação?) em que há um ÚNICO Médico de Família. Registemos.
Um País que ousou fazer uma Reforma Administrativa contra a vontade das populações locais, extinguindo freguesias, fundindo freguesias, vê com normalidade aparente a existência de um Centro de Saúde sem recursos humanos essenciais.
E que fazem as autoridades nacionais e locais? Lamentam, compungidos certamente, invocam razões geográficas e demográficas, igualmente com pesar, e limpam a consciência por breves instantes algo pesada.
Nascer nesse concelho do Interior Centro ou nele viver passou a ser risco efetivo, hiato nos direitos constitucionais.
Mas para que noutras paragens não se crie uma sensação de privilégio, as notícias da orla da capital não são entusiasmantes.
Em Marvila, freguesia lisboeta, 14.000 pessoas, que representam mais de metade dos utentes inscritos no Centro de Saúde local, não têm Médico de Família. Em Runa, Torres Vedras, são mais de 1.000.
As populações protestam, mas..
ASSINE GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA
PÚBLICAS VIRTUDES E VÍCIOS PRIVADOS.
Apontamentos sobre recentes acontecimentos relativos à divulgação de casos de abusos sexuais envolvendo membros da Igreja Catolica
Um dos aspetos mais marcantes é o número e a diversidade dos casos divulgados.
A Igreja no seu todo está assim sujeita à pressão da opinião pública, que quer saber, quer identificar, quer compreender, e sejamos claros até quer julgar comportamentos que se afastam de uma ideia padrão sobre os comportamentos dos seus membros.
É como abrir um armário, destapar uma realidade escondida, revivê-la cruamente, sem hipocrisia. É ou deveria ser?
Um problema da Igreja Catolica é o lastro histórico das públicas virtudes e dos pecados privados.
Para ela a sexualidade foi pecado ou tema tabu durante séculos, com os papéis do homem e da mulher na sociedade estigmatizados, prevalecendo uma lógica clássica de poder nas relações afectivas.
Os membros da Igreja, clero e laicos, não se adaptaram aos desafios de uma sociedade diferente, liberal até ao excesso. E por exemplo o celibato obrigatório ao que consta encontra menos entusiastas.
Esta é a floresta onde se se encontram as árvores demoníacas
Opinião
17/08/2025
Opinião
13/08/2025
Opinião
11/08/2025
Opinião
10/08/2025