28/01/2024, 0:00 h
637
OPINIÃO POLÍTICA
Por João Paulo Carvalho
OPINIÃO POLÍTICA
A freguesia do concelho que mais promessas políticas recebeu nas últimas eleições autárquicas, em 26 de setembro de 2021, foi Freamunde, pelo Partido Socialista (PS), que venceu as eleições e detém a maioria na Câmara Municipal de Paços de Ferreira, tanto em número de vereadores como em número de deputados. As promessas incluíam a Melhoria significativa do parque de lazer com a instalação de novos e dignos equipamentos infantis, uma pista para skate, um posto para a Guarda Nacional Republicana (GNR), uma sede para a Junta de Freguesia, uma pista de atletismo, a construção da Casa das Artes, a devolução do “terreno” ao SCF, etc…
Naquela eleição, os eleitores escolheram a Dra Filomena Silva, mais tarde substituída por Júlio Morais, como vereador, e naturais de Freamunde. Também Hugo Lopes e Mafalda Monteiro foram eleitos como deputados da Assembleia Municipal, também naturais de Freamunde, e Arménio Ribeiro do PS como presidente da junta, que também tem direito a votar nas assembleias municipais… Além disso, Sílvia Ferreira e Paulo Jorge Correia, do PSD, foram eleitos vereadora e deputado da Assembleia Municipal, respetivamente. Sendo também estes naturais de Freamunde.
ASSINE A GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA
Na última assembleia da Câmara Municipal, foi aprovado o orçamento para o ano de 2024. Este orçamento prejudica significativamente a freguesia de Freamunde, que tendo votado massivamente no PS, influenciou a eleição da Câmara Municipal de Paços de Ferreira a favor do PS.
Os membros do PS, que foram votados para defender a freguesia, aprovaram um orçamento em que, por exemplo, não se destina verba praticamente nenhuma para a construção da Casa das Artes, e vê surgir mais uma nova mega obra em Paços de Ferreira (Multiusos), que, não tendo sido promessa eleitoral, tem orçamento previsto, em tal ordem de valor, que era suficiente para construir 3 casas das Artes… Mais uma vez, incapazes de cumprir a promessa… Para obter mais informações, é recomendável ler o artigo sobre o Orçamento 2024 publicado pela Gazeta de Paços de Ferreira na edição anterior.
O que quero expressar é que a população votou em alguém que, durante a campanha, prometeu amar a terra e defendê-la até à última gota de sangue. No entanto, na realidade, não estão a cumprir essas promessas, comprovado pelo voto favorável a este orçamento tão prejudicial para Freamunde. É bastante simples: todo o PS votou a favor de prejudicar a freguesia de Freamunde, que proporcionou a maioria na Câmara Municipal de Paços de Ferreira.
Com a desagregação de todas as freguesias do concelho, Freamunde mantém-se como a mais importante, pois possui 6645 eleitores, representando 13.65% no ato eleitoral. Portanto, tenhamos muito cuidado na hora de decidir em quem votar, pois podem ter sido enganados mais uma vez. Ser cego não é não ver, mas sim recusar ver.
Opinião
17/08/2025
Opinião
13/08/2025
Opinião
11/08/2025
Opinião
10/08/2025