29/10/2022, 0:00 h
376
No âmbito do processo de delegação de competências do governo central para as autarquias locais, têm sido várias as áreas em que a Câmara Municipal tem passado a gerir equipamentos, meios e políticas.
Desde o passado dia 3 de outubro, o Município de Paços de Ferreira passou a exercer um conjunto novo de tarefas na área da ação social, a que se juntam muitas outras no sector da educação e saúde.
Como sempre afirmamos desde o início deste longo processo, pretendemos também nesta área tão vasta e exigente, otimizar recursos, rentabilizar meios financeiros e sobretudo, melhorar de forma muito significativa a qualidade do serviço e a proximidade à nossa população.
ASSINE GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA
Por isso mesmo, uma das nossas primeiras medidas passou por descentralizar e permitir a todos os cidadãos que possam, na sua Junta de Freguesia, ser atendidos por técnicos da Câmara Municipal, e de uma forma mais simples e rápida, resolver um conjunto de questões nesta área específica da Ação Social.
Com isto, dotamos as Juntas de Freguesia (todas, sem exceção) de mais serviços de proximidade, valorizando ainda mais o exercício do poder local.
Naturalmente que as obras físicas são importantes, mas às autarquias locais exige-se hoje bastante mais. O nosso concelho tem sido particularmente proativo num conjunto de políticas, muitas delas pioneiras em Portugal. Mas tudo isto seria impossível sem a sempre pronta disponibilidade dos nossos Presidentes de Junta que, uma vez mais, aceitaram mais este desafio. Outros se seguirão!
Paulo Ferreira
Opinião
17/08/2025
Opinião
13/08/2025
Opinião
11/08/2025
Opinião
10/08/2025