08/11/2025, 11:51 h
99
SAUDE NA REGIÃO
A Direção da Organização Regional do Porto do PCP denunciou na passada sexta-feira que a proposta do Governo para a nova Rede de Referenciação Hospitalar em Pediatria representa um “golpe no acesso à saúde das crianças” no distrito do Porto, com particular impacto na região de Penafiel.
Em causa está a intenção do Ministério da Saúde de limitar o Hospital de Penafiel aos cuidados gerais de pediatria, retirando-lhe especialidades como Gastroenterologia, Endocrinologia, Nefrologia e outras áreas diferenciadas atualmente existentes. O PCP alerta que esta desclassificação fragiliza a resposta do hospital e obriga muitas famílias do Tâmega e Sousa a deslocações mais longas para o Porto.
Segundo o partido, a proposta “acentua o processo de concentração de serviços nos Hospitais de Santo António e de São João”, sobrecarregando essas unidades e “reduzindo a capacidade de resposta local do Serviço Nacional de Saúde”.
O PCP acusa ainda o Governo de ter ignorado a auscultação prévia dos profissionais e utentes, usando a consulta pública “como mera formalidade”. Para os comunistas, esta reorganização “enfraquece o SNS e abre espaço ao negócio privado da saúde”.
“Em vez de reduzir serviços, é preciso investir, valorizar os profissionais e garantir cuidados próximos e de qualidade às crianças do interior do distrito”, defende a DORP do PCP.
ASSINE GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA
Opinião
8/11/2025
Opinião
8/11/2025
Opinião
8/11/2025
Opinião
8/11/2025