Por
Gazeta Paços de Ferreira

08/12/2024, 0:00 h

363

Parados no Tempo

Opinião Opinião Politica Juventude Social Democrata

OPINIÃO POLÍTICA

Com exceção dos movimentos culturais e estabelecimentos da nossa terra, que são os responsáveis pela vida do concelho, assistimos a uma pouco atrativa vida social e cultural, no concelho em geral e em Paços de Ferreira em particular.

Por Miguel Moreira (Vice-Presidente da JSD Paços de Ferreira)

 

Entristece-me ver o trato que tem recebido a nossa sede de concelho, Paços de Ferreira, e o concelho em geral. Apesar dos esforços da Junta de Freguesia para manter cívica e culturalmente a cidade ativa e acolhedora, a realidade camarária não vai nesse sentido.

 

 

O cartão de visita de uma terra prende-se, em boa parte, com o aspeto que a mesma tem. Isto influencia sempre na decisão da fixação de uma pessoa num determinado local, ou até mesmo numa simples visita.

 

 

Parece lógico, mas há quem continue a assobiar para o lado sobre esta matéria.

 

 

Ora bem, Paços de Ferreira não está acolhedora. Quem por Paços anda sente uma cidade escura em locais emblemáticos, como é o caso do Museu do Móvel.

 

 

Não pode acontecer.

 

 

Além de se revelar um local não acolhedor, devido à circunstância atual que vive, o mesmo espaço de noite poderá muito bem ser vulnerável a episódios mais reprováveis e cabe ao poder político salvaguardar e prevenir esses tais possíveis episódios.

 

 

Não se trata de um discurso securitário ou alarmista, trata-se sim de uma questão de prevenção.

 

 

 

 

Há não muito tempo, na minha terra, Seroa, assistimos, infelizmente, a episódios de vandalismo no nosso parque urbano e em zonas de relativa visibilidade, tudo isto para dizer que estamos sempre vulneráveis e devemos «jogar» pelo seguro.

 

 

Iluminação no local que mencionei e outros necessita-se. Não deixa de ser curioso que os mesmos atores que não têm o zelo necessário nesta temática, são os mesmos que no passado criticaram o corte da luz (no famoso «poste sim, poste não»).

 

 

Na política coerência também se necessita.

 

 

Com exceção dos movimentos culturais e estabelecimentos da nossa terra, que são os responsáveis pela vida do concelho, assistimos a uma pouco atrativa vida social e cultural, no concelho em geral e em Paços de Ferreira em particular.

 

 

Ora, para a fixação de jovens e de valor este é um primeiro entrave sem dúvida nenhuma, não obstante as valências e localização geográfica exímia que Paços de Ferreira possui.

 

 

Estas e outras matérias gostaria de as ver discutidas em Conselho Municipal da Juventude, contudo o mesmo já não se realiza há meses, o que veda a possibilidade de criarmos debate para boas medidas de juventude.

 

 

ASSINE A GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA

Opinião

Opinião

Cascas de banana…

17/08/2025

Opinião

De tostão em tostão… se alcança o milhão ou a dimensão colectiva dos direitos do consumidor

13/08/2025

Opinião

A Bolsa de Valores

11/08/2025

Opinião

Gastroparésia: Quando o estômago perde o ritmo

10/08/2025