Por
Gazeta Paços de Ferreira

12/07/2021, 22:47 h

205

Padre Eugénio Jalhay (4 e fim)

Onofre Varela


Em 1929, na sequência da actividade que levou Eugénio Jalhay a encontrar-se com personalidades ligadas ao campo da disciplina de História que o absorvia, iniciou-se uma forte amizade entre ele e o Tenente-coronel Afonso do Paço. O militar achara a estação arqueológica paleolítica e asturiense do Carreço, em Viana do Castelo, e convidou o padre jesuíta para a visitar. Aceite o convite, iniciou-se uma colaboração contínua que culminou nas escavações da Citânia de Sanfins de Ferreira, com o sucesso que hoje pode ser comprovado. Basta lá ir… e ver!

Houve tempo em que a Citânia foi enriquecida com a reconstrução de um aglomerado familiar, com cobertura de colmo, que nos dava uma ideia muito real do que seria o aspecto da citânia quando os celtas lhe davam vida. Por qualquer razão que desconheço (acidente ou vandalismo) aquele excelente trabalho de reconstrução foi destruído pelo fogo… e jamais foi refeito (pelo menos, há meia dúzia de anos, quando da minha última visita à Citânia, o que se podia ver daquele exemplo de aglomerado familiar era a destruição provocada pelo incêndio).

Eugénio Jalhay morreu prematuramente em 1950, em Lisboa, na sequência de uma congestão. Contava 59 anos de vida feita de fugas, mas também plena de realizações que a História regista e que todos nós devemos recordar, admirar e agradecer.

No sopé da elevação em cujo cume se encontra a Citânia, a autarquia privilegiou aquelas ruínas históricas, atribuindo aos arruamentos nomes com elas relacionados. Aí se encontram as ruas do Padre Jalhay e de Afonso do Paço… mas parece-me pouco!… 

Para quando uma estátua dos arqueólogos num jardim de Paços de Ferreira?… E os seus nomes atribuídos a equipamentos sociais, escolares ou culturais?

(O autor não obedece ao último Acordo Ortográfico) OV

Caricatura de Eugénio Jalhay, feita a partir do seu retrato a óleo patente no Museu Monográfico da Citânia de Sanfins, no Solar dos Brandões.

ASSINE E DIVULGUE GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA
ASSINATURA ANUAL DA EDIÇÃO ELECTRÓNICA – 10 EUROS
ASSINATURA ANUAL DA EDIÇÃO IMPRESSA (COM ACESSO GRATUITO À EDIÇÃO ELECTÓNICA) 20 EUROS
Opinião

Opinião

Cascas de banana…

17/08/2025

Opinião

De tostão em tostão… se alcança o milhão ou a dimensão colectiva dos direitos do consumidor

13/08/2025

Opinião

A Bolsa de Valores

11/08/2025

Opinião

Gastroparésia: Quando o estômago perde o ritmo

10/08/2025