Por
Gazeta Paços de Ferreira

30/10/2023, 0:00 h

531

OUTRA VEZ OS ESPECIALISTAS

Opinião Opinião Politica Partido CDS/PP

OPINIÃO POLÍTICA

Como sabemos, as nossas rádios e televisões são pródigas em chamar a falar de diversos assuntos, tudo e todos, sejam conhecedores da área ou não, sejam mais ou menos interessantes, mas todos com o título de “especialista”.

Por Óscar Leal (Militante do CDS de Paços de Ferreira)

OPINIÃO POLÍTICA

 

 

Como sabemos, na vida existem muitas formas de aprender. Pode ser na escola quando por norma somos mais novos, pode ser lendo, pode ser com a própria vida e também (a minha preferida pelo menos nesta fase) pode ser ouvindo outras pessoas, que seja pela sua experiência de vida ou pelo conhecimento que possuem de uma determinada área ou assunto, me desperta o interesse de as ouvir e aprender.

 

 

Ora vem isto a propósito de uma pequena entrevista, que ouvi esta semana numa rádio nacional, e que tinha como pano de fundo a guerra em Israel.

 

 

Como sabemos, as nossas rádios e televisões são pródigas em chamar a falar de diversos assuntos, tudo e todos, sejam conhecedores da área ou não, sejam mais ou menos interessantes, mas todos com o título de “especialista”.

 

 

Então essa pessoa estava a ser entrevistada (não sei o nome e também não é importante) e como o assunto era algo que me interessava, comecei a ouvir.

 

 

Mais interessado fiquei (na altura também um pouco intrigado o que aguçou ainda mais a minha curiosidade) quando o entrevistador o apresentou como “especialista em terrorismo”.

 

 

Na altura não sabia se era um antigo terrorista, que estava a ser entrevistado, ou alguém que combateu contra os terroristas num determinado local e tempo … para ser “especialista em terrorismo” … mas estava enganado.

 

 

ASSINE A GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA

 

 

Afinal era uma pessoa, um académico/estudioso, penso eu, que estava a dar a sua opinião sobre o conflito em causa e dizia coisas como “… e trata-se de um conflito com consequências imprevisíveis”, ou “… é uma guerra entre um país e um grupo terrorista”, ou ainda “… vai ter muitas vitimas”.

 

 

Não sei quanto a vocês, mas, para mim, uma das coisas mais irritantes, que existe, é ouvir um “especialista” a dizer banalidades, que uma qualquer pessoa “não especialista” poderia dizer.

 

 

Quando ouvimos um “especialista” de um qualquer assunto, esperamos ouvir algo de novo, relevante, algo que nós ainda não tínhamos pensado e que nos faz aprender. Eu pelo menos espero isso.

 

 

Não faz sentido chamar alguém para dar opinião, supostamente avalizado sobre um assunto, falar em antena nacional e não dizer absolutamente nada.

 

 

Infelizmente isso acontece cada vez mais vezes no nosso país.

 

 

 

Opinião

Opinião

Cascas de banana…

17/08/2025

Opinião

De tostão em tostão… se alcança o milhão ou a dimensão colectiva dos direitos do consumidor

13/08/2025

Opinião

A Bolsa de Valores

11/08/2025

Opinião

Gastroparésia: Quando o estômago perde o ritmo

10/08/2025