03/02/2022, 0:00 h
228
As eleições já passaram e agora é hora de fazer balanços. Neste momento existe muita gente a ver as estatísticas, a tentar perceber como foram as votações, quais os motivos disto e daquilo etc., etc. No entanto o que mais importa são os factos.
O PS ganhou com maioria absoluta e os outros todos perderam. Naturalmente uns mais do que os outros, mas todos perderam.
Podem o CHEGA e a IL estar contentes com o seu crescimento, podem deitar foguetes, dizerem que “vão atrás do António Costa”, que vão ser uma oposição verdadeira, os verdadeiros líderes da oposição, mas a verdade é que se poderia haver uma má altura para crescer era agora, pois vão ter de conviver com uma maioria absoluta do PS. Ou seja, podem fazer muito barulho, mas ninguém lhes vai ligar nenhuma. Muito menos o PS da maioria absoluta.
A esquerda perdeu em toda a linha e vamos vendo finalmente o BE (em especial) a desaparecer. A esquerda radical e antieuropeísta começa finalmente a ter resultados interessantes. A culpa é em grande medida do PS. Nada como ver a esquerda a esmagar a esquerda.
O PSD perdeu e não vemos como possa ser mais do que é agora. Uma oposição “fofinha” e disponível para negociar. Não sabemos bem o quê já que o PS tem maioria absoluta e não lhes vai ligar nenhuma.
Depois temos o nosso CDS que perdeu e literalmente desapareceu do parlamento. Não compramos a ideia do voto útil ou inútil. A verdade é que o CDS tem nos últimos anos cometido muitos erros e isso mais tarde ou mais cedo paga-se.
É tempo de refletir, de certas e determinadas pessoas se afastarem e de ter esperança que apareça alguém (qual D Sebastião) que possa e queira agarrar o partido, trabalhar com afinco durante estes próximos quatro anos e tentar nas próximas legislativas um resultado melhor. Não vai ser fácil, pois neste momento o partido está sem ideias, sem pessoas e sem rumo. É neste momento um partido “vazio” e sem “chama”. Esperamos sinceramente que seja possível inverter este estado verdadeiramente “comatoso” em que o partido se encontra.
Oscar Leal (Vice-presidente do CDS de PF).
01/02/2022
ASSINE GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA
ASSINATURA ANUAL
IMPRESSA/PAPEL – 20,00 + OFERTA EDIÇÃO DIGITAL
EDIÇÃO DIGITAL – 10,00
Opinião
17/08/2025
Opinião
13/08/2025
Opinião
11/08/2025
Opinião
10/08/2025