Por
Gazeta Paços de Ferreira

13/10/2024, 0:00 h

240

ORÇAMENTO...TER OU NÃO TER

Opinião Opinião Politica Partido CDS/PP

OPINIÃO POLÍTICA

Nestes últimos dias, a única coisa de que se fala é do Orçamento do Estado. Se será aprovado ou não, por quem será aprovado ou não e em que circunstâncias será aprovado ou não.

Por Óscar Leal (Militante do CDS de Paços de Ferreira)

 

Conversa já cansativa e demasiado falada, discutida, escrutinada, etc, etc, etc.

 

 

Compreendemos que, politicamente, seja relevante e que mobilize todas as forças políticas com assento parlamentar a dar opinião sobre o assunto. 

 

 

Sejamos claros. 

 

 

Todos podem livremente falar, mas tudo se resume ao PS, CHEGA e AD. Todos os outros (LIVRE, IL, BE, PCP, PAN), por mais que falem, ninguém lhes liga nenhuma, e bem, pois só servem para aumentar o ruído. 

 

 

Não se trata de sermos desrespeitosos, mas pragmáticos. 

 

 

Estes partidos, neste momento, não acrescentam nada à discussão e o que precisamos é de muito pragmatismo. 

 

 

Como referimos anteriormente, tudo se resume a três partidos (PS, CHEGA E AD) e, eventualmente, a dois, pois, relativamente ao CHEGA, ninguém sabe o que dali virá. 

 

 

Já tivemos de tudo: desde o "vamos votar contra, de certeza" a "estamos abertos a discutir ...". 

 

 

Também nada de novo. 

 

 

Portanto restam o PS e a AD. Será que se vão entender? 

 

 

ASSINE A GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA

 

 

Nós pensamos que, no fim das contas, vai haver entendimento, principalmente, porque o PS não quer e não pode ir neste momento para eleições, já que se arrisca a ter uma grande derrota e ver a AD "disparar" nas votações. 

 

 

O que nos parece é que, se houver eleições legislativas, o CHEGA irá perder muitos votos e, consequentemente, representação parlamentar (sabemos que na sua sobranceria sabedoria o Sr André Ventura acha que não), o que será manifestamente negativo. 

 

 

Este ponto será mais uma grande interrogação no momento final da votação do Orçamento e pode até provocar mais uma reviravolta de última hora na posição do CHEGA. 

 

 

Na continuidade do cenário das eleições antecipadas, o PS também fica em posição difícil, pois, se consideramos que o CHEGA perderá muitos votos, não será com certeza para o PS, mas sim para a AD, que, ao capitalizar esta situação deixará o PS novamente na oposição, mas enfraquecido. Tão enfraquecido que, se ocorrer o que antecipamos, também não será difícil antecipar que o seu líder (Sr Pedro Nuno Santos) venha a ser posto em causa e, quem sabe, até afastado. 

 

 

Os próximos dias serão decisivos, mas ainda assim achamos que poderemos ter uma surpresa de última hora chamada CHEGA. Não acreditamos que, na cabeça do Sr André Ventura, esse "golpe de teatro" não lhe tenha já passado pela cabeça. Não vamos negar que seria um final verdadeiramente dramático, hollywoodesco até e todos sabemos como eles gostam disso.

 

 

Veremos ...

 

 

 

Opinião

Opinião

Cascas de banana…

17/08/2025

Opinião

De tostão em tostão… se alcança o milhão ou a dimensão colectiva dos direitos do consumidor

13/08/2025

Opinião

A Bolsa de Valores

11/08/2025

Opinião

Gastroparésia: Quando o estômago perde o ritmo

10/08/2025