Não é este orçamento que vai ajudar a colocar o nosso concelho no lugar que merece!
O PSD Paredes vai votar na Reunião de Câmara de hoje contra o Orçamento Municipal e Plano de Atividades para 2024, que, não obstante o contexto que vivemos prevê arrecadar ainda mais impostos e reduzir os apoios sociais.
Os impostos aumentam um milhão e meio de euros!
Ao contrário de grande parte dos municípios, a participação no IRS mantém-se no máximo.
As despesas de capital são de apenas 38% (em 2023 era de 42%) e as despesas correntes de 62% (Em 2023 era de 58%). Comparando com o ano anterior, que já não era fantástico, as despesas de capital reduzem quase 5 milhões de euros enquanto as despesas correntes aumentam 3 milhões, o que põe em causa o futuro do concelho.
O Glutão continua a sua saga devoradora.
Só as Despesas com o Pessoal aumentam 10%: 2,5 milhões de euros. Nada contra que se pague melhor a quem trabalha. Mas olhando para este orçamento, percebe-se que não é isto que está aqui em causa.
O PRR oferece excelentes oportunidades para os municípios mas sabemos que é algo excecional e lamentamos que o Município de Paredes não aloque fundos próprios para o investimento.
Por outro lado, o Orçamento Municipal está empolado em pelo menos 11 milhões de euros referente a Ativos Financeiros. Trata-se, à semelhança de anos anterior de um mero malabarismo contabilístico visando o empolamento da receita, o que contraria a legislação vigente.
Não é este orçamento que vai ajudar a colocar o nosso concelho no lugar que merece!
Por fim, é de lamentar que mais uma vez e apesar dos nossos pedidos constantes, uma reunião com um assunto tão importante como Orçamento Municipal e Plano de Atividades seja novamente discutido à porta fechada.
Em nome da transparência, da clareza e até do respeito para com os munícipes espero que seja a ultima vez que isto sucede.