11/10/2024, 10:01 h
652
EDUCAÇÃO
Por Rosário Rocha (Professora do AE Frazão)
Evolução dos tempos…
Longe vão os tempos também em que o seu papel se resumia quase à limpeza da escola – e por isso também lhes chamavam empregadas de limpeza. Quando eu andava na primária, bem me lembro da Srª. Adelaide ou da Srª Maria Rosa, cujo trabalho se centrava bastante na limpeza, mas também no aquecimento do leitinho para o nosso lanche, ou ainda dos jogos ou danças que faziam connosco no recreio. Eram já uma referência também maternal para todos nós. Mas no meio dos seus afazeres, tinham sempre um tempinho para a sua renda ou malha, conforme os gostos pessoais.
Nos últimos tempos a profissão tem-lhes exigido muitas competências, que se apresentam frequentemente como autênticos desafios, e que necessitam de constante formação e adaptação. As suas responsabilidades são imensas e o seu tempo está sempre ocupado!
Perfil de competências
Trabalhar com crianças é trabalhar com um dos bens mais preciosos! Logo, não é qualquer pessoa que tem perfil para tal. É necessário ter uma bateria de aptidões (raciocínio, compreensão, atenção, precisão e rapidez). É necessário ter determinadas características de personalidade: responsabilidade, assertividade, afabilidade, adaptabilidade, estabilidade emocional, dinamismo… É necessário ter um excelente compromisso com o serviço e responsabilidade; é necessário ser organizado e ter orientação para os resultados; é necessário ter capacidade de relacionamento interpessoal e comunicação; é imprescindível ter orientação para a segurança e gestão das emoções.
Principais funções
O nome Assistente Operacional já indicia as suas funções e o seu papel. No fundo, assistem/apoiam nas várias operações que decorrem numa escola, onde a limpeza é uma tarefa ínfima. Além de serem a primeira cara que as crianças veem quando chegam ao estabelecimento escolar, e provavelmente a última ao saírem, as Assistentes Operacionais participam com os docentes no acompanhamento das crianças durante o funcionamento da escola procurando assegurar um bom ambiente educativo. São elas que, por norma, prestam apoio e assistência em situações de primeiros socorros (são meias enfermeiras). Também são elas que supervisionam a segurança no recinto escolar, zelam pelos equipamentos e recursos e ainda controlam e encaminham os utilizadores do estabelecimento, controlando as entradas e saídas. Na realidade, executam provavelmente o triplo das tarefas descritas, mas creio já serem exemplificativas. Ah! E devem exercê-las todas com simpatia, paciência, tolerância e bons modos! Estamos a lidar com os seres mais impacientes do mundo (as crianças), mas para quem servem de modelo!
Reconhecimento da profissão
Tem havido greves do pessoal não docente. Lutam pela dignificação da profissão, e bem! Nomeadamente na questão remuneratória. Sou solidária com as/os Assistentes Operacionais. Considero que deveriam ganhar mais do que um mero ordenado mínimo. Considero que deviam ter uma efetiva progressão na carreira, que lhes permitisse evoluir mediante o seu bom desempenho (e não um faz de conta, como acontece).
A todos aqueles que diariamente lhes confiam os filhos, que lhes reconhecem responsabilidade e vão embora sentindo segurança, aconselho a que apoiem as suas reivindicações. Trabalham um ano inteiro e ouvem as preces dos pais, para que tomem conta dos filhos e basta que façam greve um dia ou dois e são logo enxovalhadas. A isso se chama ingratidão… Pensem nisso…
Da minha parte, e para terminar, deixo aqui o meu reconhecimento a todos os Assistentes Operacionais, mas em especial às “minhas”, que no dia-a-dia embarcam frequentemente nas minhas “loucuras” e me apoiam e a toda a comunidade escolar, contribuindo para que a nossa Escola seja também uma segunda casa para todos os que a frequentam.
Uma Escola pode ter uma boa qualidade de ensino se tiver bons professores, mas só terá um excelente ambiente educativo se houver uma simbiose perfeita entre pessoal docente e não docente.
Muito grata à excelente Equipa da EB de Arreigada e o meu reconhecimento pelo seu empenho, dedicação e profissionalismo!
ASSINE A GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA
Opinião
25/05/2025
Opinião
25/05/2025
Opinião
25/05/2025
Opinião
25/05/2025