16/02/2025, 0:00 h
167
Opinião Opinião Politica Juventude Socialista
OPINIÃO POLÍTICA
Por Mafalda Leal (Militante da Juventude Socialista de Paços de Ferreira)
Vivemos numa era de crescente desinformação, discursos populistas e ideologias extremistas como a extrema direita, que tem vindo a ganhar forças por toda a Europa. Por esse motivo muitos jovens crescem sem compreender plenamente os seus direitos, deveres e o papel essencial das instituições democráticas.
O aumento do populismo nos últimos tempos demonstra a necessidade urgente de investir na educação cívica, capacitando os jovens para interpretar criticamente essas mensagens e contribuir para a construção de uma sociedade mais consciente e participativa.
Nesse sentido devia ser introduzida no ensino secundário a disciplina cidadania, sendo lecionada nessa disciplina a Constituição Portuguesa, para que os jovens compreendam os seus direitos, deveres e o funcionamento das instituições democráticas.
Como Mário Soares referiu numa intervenção na sessão do Movimento de Unidade Democrática, MUD (Movimento político de oposição ao regime fascista em Portugal nascido a 8 de outubro de 1945), em 1946 “Os jovens de hoje são os homens de amanhã. Falar de juventude significa voltarmo-nos para o futuro. E nós democratas, não tememos o futuro, porque acreditamos no caminhar da história.”
Os jovens são os protagonistas na construção do futuro, por isso deve ser garantido que os jovens se envolvem na política, na cidadania e na defesa da democracia de uma forma ativa.
Apenas os jovens tornarão o futuro de Portugal brilhante.
ASSINE A GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA
Opinião
17/08/2025
Opinião
13/08/2025
Opinião
11/08/2025
Opinião
10/08/2025