O Atraso no Plano Diretor Municipal em Paços de Ferreira: Um Obstáculo ao Desenvolvimento

Opinião Opinião Politica Partido Social Democrata

OPINIÃO POLÍTICA

Estamos a um ano do encerramento de um ciclo de 12 anos de governação socialista em Paços de Ferreira, um período que ficará marcado pela incapacidade de dotar o concelho de uma das mais importantes ferramentas de desenvolvimento: o Plano Diretor Municipal (PDM).

Por Alexandre Costa (Presidente da Comissão Concelhia de Paços de Ferreira do Partido Social Democrata)

OPINIÃO POLÍTICA

 

 

O atraso na revisão do PDM é um dos principais obstáculos ao desenvolvimento sustentável do concelho de Paços de Ferreira. A ausência de um plano atualizado impede a instalação de novas empresas e dificulta a criação de projetos habitacionais adequados às necessidades atuais do município. Isto num concelho que, apesar do seu potencial, tem visto oportunidades económicas a escaparem devido à incapacidade de criar condições favoráveis para o investimento.

 

 

Além disso, a falta de zonas industriais e comerciais bem delineadas limitam a diversificação da economia local, empurrando muitos jovens a procurar oportunidades em outras paragens, afetando diretamente a competitividade do nosso concelho.

 

 

Por outro lado, num momento em que os desafios ambientais são uma das maiores preocupações globais, os efeitos das alterações climáticas, como inundações e a degradação dos recursos hídricos, exigem um planeamento rigoroso do território. O crescimento desordenado e a falta de políticas claras para a preservação dos recursos naturais colocam em risco o ambiente e a qualidade de vida das gerações futuras.

 

 

 

 

Mas, também na mobilidade e nos transportes, o PDM desempenha um papel fundamental, assegurando redes integradas e eficazes, essenciais para o desenvolvimento harmonioso do concelho.

 

 

A governação socialista, que se aproxima agora do fim, será recordada pela incapacidade de dotar Paços de Ferreira de condições essenciais para o seu desenvolvimento: um Plano Diretor Municipal que fosse o reflexo das necessidades e ambições do concelho. Durante este período, o concelho viu-se paralisado no que toca ao seu ordenamento territorial, comprometendo a capacidade de se adaptar às exigências contemporâneas.

 

 

O PSD, consciente desta lacuna, está preparado para, juntamente com as instituições locais, regionais e nacionais resolver este impasse e implementar um PDM que verdadeiramente reflita as necessidades e aspirações de Paços de Ferreira, colocando o concelho no caminho do progresso económico, social e ambiental que tanto merece.

 

 

ASSINE A GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA

Opinião

Opinião

Freamunde: Os Nossos Impostos Estão a Ser Desviados?

3/10/2024

Opinião

PAUSA DIGITAL NAS ESCOLAS

2/10/2024

Opinião

‘COVEIROS’ DO DINHEIRO COM CURSO LEGAL?

1/10/2024

Opinião

LABAREDAS DO INFORTÚNIO

29/09/2024