24/05/2024, 0:00 h
1207
Educação Opinião ROSÁRIO ROCHA
EDUCAÇÃO
Por Rosário Rocha (Professora do AE Frazão)
COMENTÁRIO - EDUCAÇÃO
Para quem tem filhotes para ingressar no Pré- Escolar ou no 1º ano, mas por qualquer motivo não fez a matrícula e deixou passar o prazo, não entrem em pânico: à partida, poderão ainda matricular as crianças sem grandes dificuldades, pois ninguém costuma ficar de fora.
Opção de Escola
Escolher a Escola onde os filhos vão iniciar o percurso educativo causa angústia para alguns pais, pois equacionam onde deverão fazer a matrícula. O Sistema Educativo está um pouco formatado para que a inscrição seja feita por residência, ou local de trabalho do Encarregado de Educação. Claro que facilita a organização familiar, tendo os filhos numa escola mais próxima.
Numa época em que a maioria dos familiares trabalha, e alguns longe de casa, é claro que os pais se preocupam onde podem deixar os filhos tantas horas.
Apesar de não acontecer, considero que a matrícula das crianças que ingressam pela primeira vez num estabelecimento de ensino e educação deveria ser muito bem ponderada.
Visitas às Escolas
Apesar do constrangimento que causa às Escolas, considero que os pais deveriam ter um horário em que pudessem conhecer as instalações e o funcionamento dos vários estabelecimentos em que possam estar interessados em matricular os filhos.
Claro que essas visitas não poderiam, de forma nenhuma, condicionar o normal funcionamento das escolas, pelo que teria que haver uma calendarização bem organizada.
No entanto, do meu ponto de vista, seria importantíssimo que os pais conhecessem as instalações, os recursos materiais, os espaços onde as crianças fazem as refeições, têm aulas, fazem desporto e ainda mais importante: que espaços têm para brincar!
Também seria importante perceberem que tipo de atividades de enriquecimento a escola proporciona aos alunos e que tipo de serviços disponibiliza.
ASSINE A GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA
O nosso contexto local
Muitas vezes por desconhecimento dos edifícios escolares públicos, os pais optam pelas Escolas privadas, considerando que as mesmas lhes oferecem um horário muito mais alargado ou até melhores condições físicas.
Pois bem, se há problema que o nosso concelho não tem é falta de qualidade nas Escolas Públicas. Todos os edifícios são recentes, há bons recursos materiais e tecnológicos, profissionais com anos de experiência.
As Escolas têm serviço de acolhimento e prolongamento, assegurado e/ou protocolado pela Autarquia, pelo que das 7h30 às 19h30 os miúdos mais pequenos têm onde estar acompanhados. Mas mais do que acompanhados, têm à sua disposição atividades diversificadas antes e após a componente letiva, bem como nas interrupções letivas e férias. Falo pelo Serviço que é prestado na minha Escola, e que creio é geral.
Também para além da componente letiva, os alunos têm à sua disposição atividades de Enriquecimento Curricular, cada vez mais viradas para as Artes ou Desporto, como é o caso do programa “Vamos Aprender a Nadar”, de forma gratuita.
Sem dúvida é meritório salientar as oportunidades que o nosso Concelho apresenta quanto à Escola Pública.
Finalizo, referindo que é importante que os pais percam um pouquinho de tempo antes de fazer a matrícula dos filhos e conheçam bem as alternativas.
Opinião
17/08/2025
Opinião
13/08/2025
Opinião
11/08/2025
Opinião
10/08/2025