20/04/2025, 0:00 h
422
CULTURA
Carlos Costa com a sua escultura presente na Bienal de Gaia.
Escultura
Carlos Costa na “VI Bienal Internacional de Arte de Gaia”
No dia 5 de abril, inaugurou a “VI Bienal Internacional de Arte de Gaia”. O Prof./Escultor Carlos Costa, natural de Freamunde, foi selecionado com escultura “Aldeia Global”, feita de madeira e tubo PVC (110 x 170 x 170 cm), e com a seguinte Memória Descritiva: “Procurando o perfeito encaixe da união simbólica entre a natureza e a música, neste mundo que é uma Aldeia Global.”
Nesta Bienal de Arte foram selecionadas pouco mais de 80 obras, entre mais de 300 a concurso… Contudo, nos três pavilhões da antiga fábrica de fiação de Lever, em Vila N. de Gaia, para além dos trabalhos dos artistas selecionados, encontram-se também patentes ao público várias obras do artista homenageado, Lagoa Henriques, e de artistas convidados. E ainda, as exposições coletivas alusivas aos “50 anos de Abril de 1974”, trabalhos de alunos das escolas de Gaia, a de 40 cartoonistas de vários países no âmbito do “Porto Cartoon – World Festival”, entre outras. Encerrarão no dia 12 de julho.
Em exposição na Tribuna d'Arte
500 Anos de Camões
Como forma de se associar às comemorações do V centenário do nascimento de Camões, a Tribuna d'Arte abriu, na passada-Feira, dia 4 de Abril, a exposição intitulada “500 anos de Camões”.
A exposição pode ser visitada, nas instalações da Tribuna, sitas na Avenida dos Templários, em pleno centro de Paços de Ferreira, todos dias úteis, entre as 10h30 e as 19h30, até final de Junho.
Auditório da Biblioteca Municipal Professor Vieira Dinis
Bicentenário de Camilo Castelo Branco
O nascimento de Camilo Castelo Branco está a ser comemorado e, no passado dia 8 de abril, realizou-se uma sessão no auditório da Biblioteca Municipal Professor Vieira Dinis, com um programa cultural dedicado ao legado literário do escritor.
O evento pretendeu assinalar o bicentenário do nascimento de Camilo de Castelo Branco, figura central da literatura portuguesa, o autor, a obra e a sua ligação à nossa região, refletida em alguns dos seus escritos.
O programa foi um convite a ouvir e a assistir a leituras, reflexões, músicas e conversas das diferentes entidades e personalidades ligadas à cultura da região do Douro, Tâmega e Sousa, incluindo a companhia Jangada Teatro.
Com sabor a chocolate
Academia de Teatro G.T.F.
No sábado, dia 29 de março, a 2.ª edição do Festival de Teatro de Freamunde Edurisa Filho encerrou em apoteose, com uma nova produção da Academia de Teatro do Grupo Teatral Freamundense (G.T.F.): “Além do Sabor... Chococaos!!!”
A estreia desta alucinante versão da famosa história da Fábrica de Chocolate tinha sido dois dias antes, a 27 de março, Dia Mundial do Teatro.
“Uma alegria e orgulho enorme pelo trabalho desenvolvido e apresentado por estes 22 jovens, pelas suas formadoras e encenadoras Rita Melo e Sofia Ribeiro e por toda a equipa que colaborou na elaboração do guarda-roupa, cenários, luminotecnia!” - G.T.F.
Dia Mundial do Teatro com estreia
“À Sombra do Tempo” - Boca de Cena
Houve teatro na tarde de domingo, 30 de março, no Auditório da Biblioteca Municipal de Paços de Ferreira, com a estreia da peça “À Sombra do Tempo” do grupo Boca de Cena (Oficina de Teatro Frazão Arreigada).
O Dia Mundial do Teatro (27 de março) foi assinalado três dias depois. Os atores subiram ao palco para realçar “como a amizade pode florescer entre diferentes idades, provando que o tempo não é uma barreira, mas uma ponte”, que “Só precisamos de paciência e respeito para nos entendermos!” e, sobretudo, que o Teatro é uma “arte intemporal”.
Regresso com Cervantes
Caminhada Teatro
O Caminhada Teatro de Figueiró regressou ao palco do Salão Paroquial de Figueiró, na noite de sábado, 5 de abril, com duas peças do autor do clássico “D. Quixote de La Mancha”, Miguel de Cervantes: “O Velho Cimento” e “O Retábulo das Maravilhas”. A encenação foi de José Diogo Dias.
A Junta de Freguesia de Figueiró e o Município de Paços de Ferreira associaram-se à trupe promovendo a cultura local.
Orfeão de Eiriz
Concerto no Porto
O Orfeão de Eiriz deu novo concerto, desta vez na cidade do Porto, a convite do coro Cantar a Vida da ATRPT - Associação de Trabalhadores e Reformados da Portugal Telecom, com a colaboração do Coral da Senhora da Hora. Foi no sábado, 5 de abril, pelas 15h30, que se celebrou a primavera em harmonia musical.
Paços 2000
Canto Alentejano
A Associação Paços 2000 recebeu o prof. Alberto Rocha para uma tarde maravilhosa dedicada ao Canto Alentejano. Ouviu-se o talentoso convidado e ainda se participou no cantar das músicas tradicionais.
Começaram as atividades
Páscoa na Biblioteca
O primeiro de 11 dias de atividades pertenceu a Clara Haddad com a sessão “Era uma vez, não são duas nem três”. As 351 crianças lotaram as sessões de histórias, contadas e encantadas. Uma tarde repleta de magia!
Complexo Habitacional de Arreigada
Feira do Livro
Para assinalar o Dia Internacional do Livro Infantil (2 de abril), as crianças e jovens do projeto Percursos (De)talhados - E9G organizaram uma Feira do Livro na sede do projeto, no Complexo Habitacional de Arreigada.
A atividade visou a promoção de hábitos de leitura infantil, juvenil e na população adulta, bem como a atribuição de uma segunda vida a livros usados.
Em regime articulado
Formação em Teatro
Encontram-se abertas as inscrições para o ano letivo 2025/2026, no âmbito da oferta educativa do Ensino Artístico Especializado na área do Teatro.
Esta oferta educativa disponível no concelho de Paços de Ferreira é assegurada pelo Conservatório de Dança do Vale do Sousa. Funciona em regime articulado para os alunos a partir do 5.º ano de escolaridade, onde o plano curricular do aluno integra as disciplinas da componente geral e da componente artística de teatro.
Mais informações e inscrições:
255 783 297 ou 910 954 383
ASSINE A GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA
Opinião
2/05/2025
Opinião
1/05/2025
Opinião
1/05/2025
Opinião
1/05/2025