Por
Gazeta Paços de Ferreira

21/10/2021, 0:00 h

343

Macaca Game

Destaque

Entre a ficção, com muitos laivos de realidade e a história real de João Rendeiro que todos adoraríamos que fosse uma ficção, na minha cabeça começou a desenhar-se uma bizarra conexão. E se João Rendeiro tivesse fugido para a costa sul da Coreia, e no presente momento fosse o jogador número 218?

Enquanto uma parte do país acordava com a fuga de João Rendeiro para parte incerta, uma outra se embrulhava na curiosidade duma série coreana. Na série, pessoas em situações de vida desesperantes, são convidadas para jogos de crianças, que após vencidos, lhes garantiria uma maquia que lhes devolveria o sono descansado e a vida desafogada.
Entre a ficção, com muitos laivos de realidade e a história real de João Rendeiro que todos adoraríamos que fosse uma ficção, na minha cabeça começou a desenhar-se uma bizarra conexão. E se João Rendeiro tivesse fugido para a costa sul da Coreia, e no presente momento fosse o jogador número 218?
Na série ‘Squid Game’ criada por Hwang Dong-hyuk, 456 pessoas procuram vencer 45,6 biliões de wons, cerca de 33 milhões de euros, num jogo de sobrevivência com seis etapas revestidas de jogos infantis, como o ‘macaquinho do chinês’. A única diferença entre os jogos da série e os saudosos e nostálgicos jogos de crianças, é que perder um jogo na série, significa perder a vida. Hwang demorou 10 anos até convencer alguém que financiasse esta sua ideia excêntrica, mas quando a reproduziu para a Netflix, o êxito foi absolutamente inesperado e gigantesco.
O sucesso foi de tal ordem que, por todo o globo, cresce o entusiamo e a ansiedade pela vinda da segunda temporada, e já se torna complicado viajar pelas redes sociais sem ser tocado por referências a esta série. Outra consequência do êxito da série foi o facto do número de telefone para onde os jogadores ligavam para se inscreverem, ser um número real! A vida da proprietária do número passou a ser um inferno, recebendo incontáveis chamadas… faltou copiar o pormenor dos criadores de Hollywood, que colocam todos os números de telefone começados por 555, uma sequência inicial de números de telefone que não existem.
Mas voltemos de novo a João Rendeiro! Será que ele telefonou para o número da série, e em vez de importunar a senhora, conseguiu inscrever-se para a segunda temporada?
Rendeiro, tal como muitos dos concorrentes da série, vive numa verdadeira encruzilhada. As dívidas são imensas, a forma das pagar não existe, e tem a justiça à perna! A sua vida é em tudo similar ao personagem Cho Sang-woo, também ele um super-devedor que vive com a caixa de correio cheia de intimidações e notificações judiciais. A única forma de Rendeiro resolver o seu problema de forma milagrosa, seria fazer como Sang-woo, arriscar-se a entrar no jogo e ganhar os 33 milhões de euros. Curiosamente, a quantidade desviada no BPP por Rendeiro e seus compinchas foi de 31 milhões euros, logo o prémio final poderia pagar toda a dívida e ajudar a pagar alguns juros…
Resta saber se Rendeiro está fisicamente preparado para jogar à macaca, porque de macacada já lhe apanhamos o jeito! Pena que a justiça não tenha feito mesmo… ao invés disso trataram-no como uma espécie de sabonete que nos foge das mãos, enquanto nos vergamos para o apanhar!
Infelizmente, a vida não é uma ficção que nos diverte, nem é um jogo de criança! Por cada euro usurpado de forma pouco doce por Rendeiro ou Salgado, o contribuinte teve de pagar e aguardar que a justiça atenuasse a sua frustração! Mas infelizmente continua em vão esta espera, porque enquanto a justiça se comportar com a inocência duma criança de 2 anos perante os ‘poderosos’, e for uma implacável máquina de execução com os desprovidos de poder, as nossas vidas continuam e continuarão a fazer parte duma nova temporada, duma qualquer série estranhíssima, onde o cidadão comum é colocado em jogo como um mero peão pronto a ser ‘comido’ e esquecido pelos interesses dos ‘donos disto tudo’, que sentados em suas poltronas, se vão divertindo nesta versão portuguesa da série, que significa vida para nós, e Macaca Game para eles

 

Ricardo Neto

 

Opinião

Opinião

Cascas de banana…

17/08/2025

Opinião

De tostão em tostão… se alcança o milhão ou a dimensão colectiva dos direitos do consumidor

13/08/2025

Opinião

A Bolsa de Valores

11/08/2025

Opinião

Gastroparésia: Quando o estômago perde o ritmo

10/08/2025