Desporto Futebol Opinião Pedro Queirós
DESPORTO
Por Pedro Queirós
Rui Costa conseguiu cometer o mesmo erro em duas épocas consecutivas: manter um treinador sem futuro. Todos sabiam que Roger Schmidt, primeiro, e Bruno Lage, agora, não iriam levar o barco até ao fim, mas o presidente deixou-os montar a equipa e iniciar a época.
Quanto ao trunfo eleitoral, este pode jogar contra o atual presidente. Quem quer que ganhe as eleições, já tem no banco o melhor treinador português de sempre. Menos uma dor de cabeça…
José Mourinho vem trazer algo que tem faltado ao plantel do Benfica… liderança. Isso para lá de todo o conhecimento e toda a experiência. Mourinho não é um qualquer. Não precisa do Benfica para ter estatuto e já treinou equipas em que cheirava a ego em todos os cantos do balneário. É uma relação de ganho para todas as partes.
Muitos apontam os fracassos nos últimos projetos para descredibilizar o treinador. Mais quais fracassos? Ainda é o melhor treinador que passou pelo Manchester United pós-Alex Fergunson; é despedido na semana da final que ia disputar com o Tottenham; um título europeu pela Roma e uma final perdida com grande influência da arbitragem e um segundo lugar no Fenerbahce. Algum destes clubes era candidato a ganhar tudo? Algum destes clubes, com exceção dos turcos por ser muito recente, ganhou muito mais depois da saída de Mourinho? Sim, um. O Tottenham que venceu a liga Europa e, para isso, abdicou do campeonato e mesmo no sucesso despediu o treinador.
Agora sim. Moutinho chega a um clube em que o momento atual, a grandeza do clube e o investimento no plantel obrigam a que os resultados apareçam.
A chegada de José Mourinho contribui, até, para um maior mediatismo do nosso campeonato. Bastou a apresentação e deu-se uma chuva de jornalistas, muitos estrangeiros, à Vila das Aves para acompanhar a estreia. É bom que a Liga saiba aproveitar este diamante, mas pelas recentes decisões de horário e calendário, não se espera nada de bom de quem manda no nosso futebol.
ASSINE A GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA
Opinião
27/09/2025
Opinião
27/09/2025
Opinião
27/09/2025
Opinião
27/09/2025