Por
Gazeta Paços de Ferreira

06/04/2024, 0:00 h

487

Liberdade e direitos duas palavras indissociáveis

Destaque Opinião Juventude Socialista

OPINIÃO

Celebramos este ano 50 anos do 25 de Abril, há 50 anos atrás chegou a liberdade, a liberdade de um povo, mas sobretudo a liberdade das mulheres!

Por Francisca Pinto (Vice-Presidente da Juventude Socialista de Paços de Ferreira)

OPINIÃO

 

 

É importante recordar o passado para dar valor ao presente, porque a democracia e a liberdade não se fizeram num dia. Desta forma, é preciso mostrar gratidão para todos aqueles, que de forma velada, lutaram pela queda do regime e permitiram que houvesse uma mudança na história. Garantiram as liberdades de associação, de imprensa, de expressão e o sufrágio universal.

 

 

Diariamente, lutamos por um futuro melhor, para nós e para todos aqueles que lhe darão continuidade. Um futuro com melhor salário, onde a saúde e a educação nunca sejam deixadas para segundo plano, onde a igualdade nunca seja colocada em causa e sobretudo onde todos e todas tenhamos as mesmas oportunidades, independentemente de questões de género, financeiras e sociais.

 

 

Atualmente, ainda há um longo caminho a traçar, ainda existem desigualdade entre homens e mulheres , quer a nível salarial, de taxa de desemprego, de execução das tarefas domésticas. Desta forma, é importante que o Estado tome uma posição mais firme sobre este tema, pois, se o Estado não se impuser a todas estas desigualdades, elas impõem se a todas nós, pois a igualdade de género não é um favor ás mulheres, mas sim uma questão de direitos humanos.

 

 

Alguns dias após comemorarmos o 25 de Abril, celebramos o 1.º de Maio, o Dia do Trabalhador. Neste dia, recordamos as vitórias em prol dos direitos do trabalhador, onde se conquistaram: salários mais justos, melhores condições de trabalho, férias remuneradas, condições de higiene, de segurança e de saúde entre muitas outras.

 

 

ASSINE A GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA

 

 

Hoje em dia, infelizmente, ainda existem pessoas a trabalhar em condições desumanas, pessoas a ser escravizadas, crianças a serem exploradas e é por todos estes e por todos nós que temos todos os dias o dever de continuar a lutar pelos nossos direitos.

 

 

Por fim, saliento que liberdade não é apenas a possibilidade de escolhermos, é a responsabilidade de vivermos com as nossas escolhas.

 

 

Pela liberdade e pelos direitos de todos sempre!

 

 

 

 

Opinião

Opinião

Cascas de banana…

17/08/2025

Opinião

De tostão em tostão… se alcança o milhão ou a dimensão colectiva dos direitos do consumidor

13/08/2025

Opinião

A Bolsa de Valores

11/08/2025

Opinião

Gastroparésia: Quando o estômago perde o ritmo

10/08/2025