31/10/2021, 0:00 h
399
“Na mitologia de muitas tradições antigas, o camaleão está ligado à criação do Mundo e às divindades mais poderosas, pelo facto de se acreditar ser um dos primeiros seres vivos. A sua capacidade de mudar de cor, de andar vagarosamente e de capturar as suas vítimas à distância distingue-o dos demais animais, e faz com que seja associado a poderes mágicos e a feitiçaria.
As características do camaleão são dúbias e bipolares. Muda de cor facilmente, o que faz com que tenha a capacidade de se adaptar às circunstâncias e de sobreviver pela dissimulação, mas ao mesmo tempo simboliza a hipocrisia, a falta de personalidade e de originalidade e a submissão à vontade alheia. A sua lentidão exagerada, literalmente de pé ante pé, dão-lhe fama de ser cauteloso, mas também o reputam de falta de capacidade de empreendimento ou inovação. A sua língua enorme que captura as suas presas à distância permite-lhe retirar facilmente sem afrontar e os seus olhos que perscrutam em todas as direções asseguram-lhe a imobilidade, a permanente observação sem se mostrar ou assumir.
Segundo algumas tradições, o camaleão é um atributo de deuses e é utilizado pelas divindades como mensageiro na sua comunicação com os homens, ficando alerta para sua defesa caso alguém lhe queira fazer mal “.
Fonte: https://www.infopedia.pt/$camaleao-(mitologia)
Passando da lenda à realidade e aos camaleões dos nossos dias, um dia um grupo de camaleões, achando serem descendentes dos Deuses, resolveram insurgir-se contra a divindade. No entanto chegaram à conclusão que de nada adiantava desafiarem o deus maior e na ambição de perderem o seu estatuto, engoliram tudo o que haviam dito da divindade e tornaram-se súbditos do mesmo.
Agora atingidos os objetivos propostos de ambos, avizinham-se tempos dúbios, falta agora saber o destino do camaleão, será que vai efetivamente mostrar o DNA divino ou será esmagado como réptil insignificante que sempre foi.
Deixemos o tempo mostrar-nos o final desta história.
Celina Pereira, membro da comissão Politica Concelhia do Partido Socialista
Opinião
17/08/2025
Opinião
13/08/2025
Opinião
11/08/2025
Opinião
10/08/2025