14/09/2024, 10:41 h
48
Opinião Opinião Politica Partido Socialista
OPINIÃO POLÍTICA
OPINIÃO POLÍTICA
Jogos Olímpicos: 7 dos 10 países mais medalhados nos Jogos Olímpicos de Paris estão entre as dez maiores economias do mundo. Esta correlação entre potência económica e sucesso desportivo reflete a capacidade que estes países têm de investir. Nações com grandes PIBs possuem mais recursos para financiar programas, descobrir talentos, investir em infraestrutura e na capacitação dos seus atletas.
E os resultados, sobretudo das duas maiores economias mundiais, EUA e China, falam por si.
Portanto, o sucesso olímpico deve-se, em grande parte, ao poder económico de um país. As grandes nações conseguem transformar esse poder em resultados no quadro de medalhas, o que fortalece ainda mais a sua posição de liderança tanto no desporto, como na economia global.
Não há por isso resultados sem investimento.
Exemplo disso é o Velódromo de Sangalhos, situado na Anadia. Foi construído com um investimento público de cerca de 12 milhões de euros. Este é o primeiro e único velódromo coberto de Portugal, tendo sido inaugurado em 2009. A estrutura faz parte do Centro de Alto Rendimento de Anadia, que visa apoiar o desenvolvimento de atletas de alto nível em várias modalidades desportivas, em particular o ciclismo.
O velódromo tem sido um espaço fundamental para a prática e treino de ciclismo de pista. O investimento público reflete o compromisso de Portugal em promover o desporto de alto rendimento. E a verdade é que já deu resultados.
Obrigado Iúri Leitão e Rui Oliveira pela vossa medalha de ouro, no ciclismo de pista, nestes Jogos Olímpicos.
ASSINE A GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA
Opinião
3/10/2024
Opinião
2/10/2024
Opinião
1/10/2024
Opinião
29/09/2024