Por
Gazeta Paços de Ferreira

13/02/2026, 0:00 h

8

Janeiro…e as tradições

Educação Opinião ROSÁRIO ROCHA

EDUCAÇÃO

Em Janeiro cantam-se as janeiras. Cantar os Reis ou cantar as Janeiras é uma tradição bem antiga. Grupos reúnem-se e percorrem as ruas, cantando de porta em porta e desejando a cada um bom ano, com tudo o que isso significa. Antigamente as pessoas abriam as portas e ofereciam o que tinham em casa: normalmente produtos do campo, doces e eventualmente algum dinheiro.

Por Rosário Rocha (Professora do AE Frazão)

 

Atualmente a tradição mantém-se e recebemos vários grupos no decorrer do mês de janeiro. Contudo, as ofertas são normalmente dinheiro, até porque muitos dos grupos que se organizam fazem-no por causas sociais e de solidariedade e depois é usado para suprir necessidades de determinadas pessoas ou instituições.

 

Cantar as janeiras na Escola

 

Pessoalmente é uma “bandeira” pessoal não deixar cair as tradições. Particularmente, é uma atividade que me satisfaz e preenche a vários níveis.

 

Apesar do S. Pedro nem sempre estar bem-disposto, lá conseguimos arranjar um tempinho e as melhores condições possíveis para sairmos à rua.

 

Cantar pelas ruas da nossa aldeia dá-nos a oportunidade de levar vida e alegria a cada canto. Durante o dia as crianças estão na escola ou ATL e, quando regressam a casa, já não brincam nas ruas como antigamente. Então, cantar as janeiras é devolver um pouco de vida às localidades. É levar gargalhadas e melodias a pessoas que muitas vezes já não saem de casa. É conhecer onde moram os avós, os tios, os próprios alunos. É partilhar um bocadinho do nosso tempo com a “nossa gente”.

 

Cantar as Janeiras é manter tradições! É desejar boas festas e um bom ano a todos, mas é fazê-lo cara a cara, com um sorriso no rosto e uma cantoria, que certamente alegra quem nos recebe. É importante manter estas tradições e promover atividades que devolvam as crianças às ruas da localidade que quase não conhecem.

 

Saliento nesta tradição de Cantar as Janeiras o encontro geracional que é proporcionado também ao irmos cantar ao Centro de Dia e de Convívio de Arreigada e a “retribuição” que nos fazem ao virem eles cantar à nossa escola. Além de manter tradições, é o “estreitar laços” que ainda é mais importante.

 

 

 

 

Fevereiro…é folia!

 

Este ano, à semelhança dos anos anteriores, realizaremos um Baile de Carnaval na Escola Básica de Arreigada. O Baile é à noite e aberto a toda a Comunidade. O tema é o “Carnaval Português”.

 

Abrir a escola à Comunidade é muito importante; é promover a criação de Comunidades partilhadas. Cada vez é mais difícil, mas há que ir tentando.

 

No caso de Arreigada há muitas atividades pedagógicas em que a Comunidade colabora, como por exemplo os grupos interativos. No entanto, também é importante participar em momentos de diversão, como será o Baile de Carnaval.

 

Partilhar brincadeiras e alegrias é fomentar também o bem-estar de cada um.

 

Todos estamos um bocadinho deprimidos por vários motivos, mas haverá um comum que nos traz um bocadinho carregados: as condições atmosféricas. Sem dúvida que os dias são mais cinzentos, mais escuros, e isso acaba por afetar a nossa disposição. Por isso, há que tentar contrariar o nosso isolamento, e tentem viver o Carnaval com as crianças de forma a que sejam momentos leves.

 

Não sabendo como estará o tempo na época carnavalesca, apenas vos podemos aconselhar a participar em eventos que se realizem em espaços cobertos, como será no Baile de Arreigada. Ainda bem que a diversão não paga imposto e faz bem à alma!

 

 

ASSINE A GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA

Opinião

Opinião

Janeiro…e as tradições

13/02/2026

Opinião

Incêndio no prédio: O Seguro Cobre?

8/02/2026

Opinião

CXLVI – Pela Segurança Interna

8/02/2026

Opinião

SER BOM É BOM

7/02/2026