Luís Osório e Ficheiros Secretos
Ficheiros Ssecretos - Histórias Nunca Contadas da Política e da Sociedade Portuguesas, o último livro do Luís Osório, escritor, jornalista e consultor, foi apresentado, na passada sexta-feira, pelo próprio autor, na sede da Junta de Freguesia da Raimonda, numa sessão que contou com a colaboração do cantor Valter Lobo.

Ficheiros Secretos são, como se escreve no prólogo, "ficheiros que pertencem à categoria do que não é importante. Ao lugar do que não tem lugar, que muitas vezes é feito do que não se disse, do que ficou por dizer, De silêncios cúmplices ou comprometidos, de vergonhas ou de generosidade. Histórias humanas, sobretudo isso. E tudo isso"
.
Ao longo das 215 páginas do livro, desfilam histórias de políticos como Mário Soares, Álvaro Cunhal, António Guterres, Jorge Sampaio, Cavaco Silva, Lucas Pires, Durão Barroso, Pinto Balsemão e muitos outros; clérigos como D.José Policarpo (atualmente tanto na "berra") e D.Manuel Martins; cineastas, cientistas, arquitetos, escritores, filósofos.

"E a melhor de todas as histórias de resistência" é, talvez, a melhor história.dos Ficheiros Secretos.
.É protagonizada por António Tereso, militante comunista, que, ao mesmo tempo que, estando na prisão de alta segurança de Caxias, não passava, para os restantes presos politicos comunistas,que o insultavam, de um "rachado", "de um miserável que se vendera por um prato de lentilhas", preparava a célebre fuga de destacados militantes comunistas ´no Chrysler blindado de Salazar, que ele próprio viria a conduzir até à Liberdade
ASSINE GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA
