Por
Gazeta Paços de Ferreira

30/01/2025, 0:00 h

459

Entre a Boa Notícia da Desagregação e a Má Notícia da Desigualdade

Opinião Opinião Politica Partido Social Democrata

OPINIÃO POLÍTICA

É um momento de felicidade para todos os que acreditam no papel essencial das freguesias na coesão social e territorial.

Por Alexandre Costa (Presidente da Comissão Concelhia de Paços de Ferreira do Partido Social Democrata)

 

Esta semana, o nosso concelho celebrou uma conquista importante: a aprovação das desagregações das freguesias de Frazão e Arreigada, Paços de Ferreira e Modelos, e Sanfins, Lamoso e Codessos. Com esta decisão, o concelho volta a ter 16 freguesias, devolvendo às populações uma autonomia que há muito reivindicavam. É um momento de felicidade para todos os que acreditam no papel essencial das freguesias na coesão social e territorial.

 

 

No entanto, não podemos deixar de refletir sobre o contraste entre esta boa notícia e as práticas diárias da maioria socialista que governa o nosso concelho. Num dia, bate-se com as mãos no peito para defender as 16 freguesias como pilares fundamentais do concelho. No dia seguinte, ignora-se completamente o princípio de igualdade ao tratar as freguesias de forma parcial e desigual, promovendo uma gestão que não respeita todas as populações de forma equitativa.

 

 

A recente aprovação do reforço financeiro à Freguesia de Ferreira para a construção de um novo cemitério paroquial e um Ecoparque são, sem dúvida, investimentos importantes e necessários. Contudo, este processo expõe a incoerência da atual maioria. Enquanto a Freguesia de Ferreira recebe este apoio e bem, outras freguesias têm visto pedidos semelhantes ignorados, recusados ou simplesmente ocultados do escrutínio público.

 

 

 

 

Se realmente acreditamos que as freguesias são os pilares do desenvolvimento local, então todas, sem exceção, devem ser tratadas com igual respeito e dedicação! Qualquer gestão municipal que ignore este princípio estará a falhar no seu compromisso com a população.

 

 

O PSD tem sido, ao longo deste processo, um defensor coerente da igualdade. Apoiamos a desagregação das freguesias porque acreditamos que cada uma tem o direito à sua identidade, autonomia e participação no desenvolvimento do concelho. Da mesma forma, continuaremos a exigir que todas as freguesias sejam tratadas com o mesmo respeito e que as decisões municipais sejam guiadas pela transparência e pelo interesse público.

 

 

Cada um de nós, no momento da escolha nas próximas eleições autárquicas, deve refletir sobre como deseja que a sua freguesia seja tratada. Um concelho mais justo, coeso e forte só será possível com uma gestão que coloque as populações no centro das suas decisões e que trate todas as freguesias com o respeito e a igualdade que merecem.

 

 

ASSINE A GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA

Opinião

Opinião

Cascas de banana…

17/08/2025

Opinião

De tostão em tostão… se alcança o milhão ou a dimensão colectiva dos direitos do consumidor

13/08/2025

Opinião

A Bolsa de Valores

11/08/2025

Opinião

Gastroparésia: Quando o estômago perde o ritmo

10/08/2025