Por
Gazeta Paços de Ferreira

05/10/2024, 0:00 h

49

Elas fazem filmes

Cultura Opinião

CULTURA

É o nome da iniciativa promovida pela Associação MUTIM – Mulheres Trabalhadoras das Imagens em Movimento, que chegará a 14 cidades portuguesas, como Porto, Funchal, Guimarães, Viseu, Barcelos, Faro, entre outras.

Por Célia Santos (Espaço Ocupar)

 

Um dos principais objetivos é levar o cinema para fora dos grandes centros urbanos, promover a reflexão sobre o cinema que é feito por mulheres em Portugal, colocar as cineastas em diálogo e a exibição de filmes, que passam pela ficção, documentário e animação.

 

 

Nesta mostra será possível assistir a mais de vinte longas e curtas-metragens tendo o espaço temporal entre os anos 1940 e a atualidade, como o exemplo da longa-metragem, “Três dias sem Deus” de 1946, que é um drama escrito, realizado e interpretado por Bárbara Virgínia, foi exibido em Cannes, e é considerado a primeira longa-metragem de ficção realizadas por uma mulheres em Portugal.

 

 

Segundo a MUTIM, a mostra “oferece um retrato abrangente e relevante do cinema português, em que sobressai uma diversidade fértil de olhares”.

 

 

 

 

A associação MUTIM, fundada em 2022, já promoveu um “estudo sobre a condições da mulheres nos sectores do cinema e audiovisual, cujas conclusões, divulgadas em novembro de 2023, revelaram situações de desigualdade de género e falta de representatividade” e de momento apresenta o ciclo de cinema que pretende “estudar, debater e valorizar a presença igualitária de mulheres no cinema e audiovisual em Portugal”,

 

 

A mostra de cinema feito por mulheres em Portugal, Elas Fazem Filmes, começou já no passado dia 18 de setembro em Lisboa, e após percorrer o país, termina a julho do próximo ano. Podem saber mais através do seguinte website www.mutim.org.

 

 

ASSINE A GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA

Opinião

Opinião

Quem não é antissionista?

3/11/2024

Opinião

Licença Parental Inicial – alargada?

3/11/2024

Opinião

Mileno, o liberal

2/11/2024

Opinião

“Quando um milhão de crianças rezarem o Terço, o mundo mudará”.

2/11/2024