12/01/2025, 11:41 h
516
Opinião Opinião Politica Juventude Social Democrata
OPINIÃO POLÍTICA
Por Ricardo Agostinho Brito (Vice-presidente da JSD Paços de Ferreira)
No seguimento do meu último artigo, escrito em setembro transato, refleti consigo que, num nevoeiro que, à data pairava, a política internacional, com a possível eleição de Trump para a Casa Branca, e a crescente adesão dos eleitores a políticas e ideais extremistas; e, em termos nacionais e locais, o início da pré-campanha para as eleições autárquicas, que os Orçamentos de Estado e Municipal deviam de ser blindados de qualquer tipo de política eleitoralista, e que estes coloquem o interesse comum acima de qualquer outro interesse, quer pessoal ou partidário.
Neste sentido, e ao aproximar da possível data para a eleição dos Órgãos Autárquicos, a realizar nos finais de setembro, inícios de outubro, começamos a perceber que, para alguns, o interesse comum é somente um ideal, um possível conceito que, neste tempo, torna-se importante utilizar.
É preciso ser politicamente correto, quando, de facto, o que move o candidato é o cargo, o estatuto, o ego e o interesse.
Para outros, o ato de existir uma candidatura serve para, em termos partidários, massajar o ego concelhio e distrital de ter havido, naquele determinado órgão autárquico, uma candidatura, mesmo que o candidato não demonstre o interesse de, ao menos, falar para a comunidade e expor, olhos nos olhos, as suas ideias e propostas.
Para nós, PSD, e ao contrário do que outras forças políticas ou grupos de rede social tentem passar à comunidade em contrário, o que nos move são as causas, as pessoas e o crescimento e desenvolvimento de Paços de Ferreira, das nossas freguesias e das nossas gentes.
Mas Ricardo, e qual deve ser o papel da JSD neste processo autárquico?
Para a JSD, este momento é uma excelente oportunidade de, tal como tem feito nos últimos tempos, mostrar o seu papel na defesa dos interesses dos jovens pacenses.
É um excelente momento para escutarmos aquilo que move os jovens, quais são os seus interesses, problemas e causas que, neste momento, lutam e defendem e sermos a voz desses mesmos sonhos e anseios.
É um bom momento para ajudarmos a concretizar as suas ideias para o nosso concelho, sendo a JSD um meio, uma forma de os jovens serem ouvidos no Conselho Municipal da Juventude, na Assembleia Municipal, na Câmara Municipal e nas Assembleias de Freguesia.
E, por fim, é uma oportunidade para darmos palco a jovens inconformados com o estado atual das suas comunidades e dar-lhes a oportunidade, por via das suas candidaturas aos Órgãos Autárquicos ou das suas propostas nos manifestos eleitorais, de mudar o rumo que as suas comunidades seguem.
Pode contar connosco para que, juntos, possamos marcar a diferença em Paços de Ferreira.
ASSINE A GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA
Opinião
17/08/2025
Opinião
13/08/2025
Opinião
11/08/2025
Opinião
10/08/2025