09/02/2025, 2:00 h
546
Desporto Futebol Opinião José Neto
DESPORTO
Por José Neto (Doutorado em Ciências do Desporto; Docente Universitário; Investigador)
40 anos de idade com 23 anos a jogar ao mais alto nível; a conquista de 5 bolas de ouro; 4 botas de ouro; 3 vezes considerado o melhor do mundo; o melhor marcador de sempre na Liga dos Campeões e nas provas europeias; o melhor marcador de sempre duma seleção europeia, etc … etc …etc… isto é obra!...
O rendimento ótimo apresenta por vezes inconsequências, obstáculos, incertezas, conflitos que se verificam pelas diferenças participativas entre treinos e competições. Por vezes existem participações excelentes nos treinos com performances verdadeiramente chocantes nas competições realizadas. Outras vezes existem participações sofríveis, sujeitas à correção pela substituição num jogo, e no jogo seguinte se transferem num eco de absoluto aplauso, pela participação duma excelência exercida.
Constatou-se num determinado momento a substituição de Cristiano Ronaldo e logo o acusatório do dedo em riste pelo descrédito anunciado, por azedas provocações de quem de forma atrevida, talvez pelo desconhecimento ou outros factos escondidos pelas sombras dum oportunismo bacoco, não resistiram ao espelho da sua própria ignorância, apregoando gemidos que as circunstâncias obrigavam, visando como toque a finados, o princípio da queda do jogador.
No entanto, muito se ludibriaram e na passagem do tempo, o Campeão dos Campeões voltou a cultivar o traço da sua verdadeira identidade renascendo e, pela inteligência, empatia, ambição, otimismo e arte, continuou a transpirar rigor e a aproveitar toda a energia ao serviço dum coletivo.
Todos conhecem a capacidade de empenhamento pela causa da conquista do seu estado de forma, quer no absoluto estado de dedicação e desempenho nos treinos (quantas vezes o primeiro a chegar e o último a sair) e no seu próprio habitat, onde a multiplicidade de equipamentos lhe asseguram um complemento trabalho específico “de casa”, quando para tal se torna necessário.
Para Cristiano Ronaldo os atalhos do facilitismo são desconhecidos, a palavra problema vê-se quase sempre omitida e surge bem enfatizado na sua “conta corrente”, o termo desafio!... Ele é capaz de transportar na alma as pegadas da experiência vivida e no rosto o certificado do verdadeiro exemplo dum ganhador!... Ainda esta implacável fórmula de encarar a conquista de objetivos sempre difíceis e de complexidade crescente, como seja a oportunidade de ainda poder atingir a marca de 1000 golos em jogos oficiais ( já só faltam 79); ganhar um mundial ( terá a 6ª presença garantida numa fase final, caso Portugal seja apurado); a promessa de ser dono dum grande clube mundial e ter a oportunidade de ainda jogar com seu filho, que neste momento tem 14 anos, são sem dúvida compromissos idealizados, tendo como limite uma notável fonte de inspiração criadora!...
Eu creio que para além dos processos implacáveis da gestão do tempo de treino físico atlético e funcional, eu creio, dizia, que o impacto com o seu núcleo familiar como fonte de apoio inesgotável na fertilização do ideal de felicidade e o prazer, a alegria e também ternura de a viver, existe um sentimento de robusta intimidade.
E quem estiver atento à sua dinâmica interventiva, verificará que por detrás dessa consciência ancorada dum estado de felicidade, existe uma profunda energia capaz de produzir relações de elevada estabilidade emocional, porque um corpo fisicamente em forma, mas descrente nos objetivos de conquista, é de todo o modo insuficiente para se pronunciar perante a conquista do sucesso.
Creio mesmo que essa fonte inesgotável de energia envolta num estado de crença, ou força motriz de intencionalidade operante, Norman Cousins (1915-1990), faz aproximar o conteúdo dum profundo desejo para o arco da sua experiência pessoal, capaz de fazer emergir um sistema imunitário mais resistente e duradouro para o sucesso a alcançar.
Cristiano Ronaldo que tem acusado da sua premente capacidade para o trabalho uma inegociável intransigência, focalizada por uma forma de prazer pela vida, dotado dum magnetismo inebriante, bem testemunhado na arte de bem jogar. Com ele se constata uma linguagem de amor e raiva no toque da bola e, verificamos perante a virilidade, a violência e a agressividade com que se debate perante os adversários, ele é capaz de responder, transformando em sucessivos movimentos de inspiração onde a harmonia do gesto se combina com uma eficácia emocionalmente excitante.
Da vida para o treino … do treino para o jogo … do jogo para o rendimento … do rendimento para o resultado … do resultado para o sucesso – um caminho de energia onde a luz da razão se rejubila com um prolongado e intenso aplauso.
40 anos – no exemplo da dedicação à causa, o eco triunfante do supercampeão!...
BEM HAJAS CRISTIANO, MUITOS PARABÉNS
ASSINE A GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA
Opinião
17/08/2025
Opinião
13/08/2025
Opinião
11/08/2025
Opinião
10/08/2025