Por
Gazeta Paços de Ferreira

02/03/2025, 0:00 h

249

Continuamos sem levantar voo, não saímos do sítio!

Opinião Opinião Politica Partido Social Democrata

OPINIÃO POLÍTICA

Talvez por esta inércia, estejamos a assistir aos concelhos vizinhos a avançarem com investimentos de milhões de euros e a criarem centenas de novos postos de trabalho, enquanto no concelho de Paços de Ferreira impera o conformismo.

Por Alexandre Costa (Presidente da Comissão Concelhia de Paços de Ferreira do Partido Social Democrata)

 

Na passada sexta-feira, durante a reunião de Câmara, foi apresentado o relatório de atividades da Moveltex, empresa municipal que deveria ser promotora do desenvolvimento económico do nosso concelho. No entanto, ao analisar o documento, tornou-se evidente que o município não tem no crescimento económico uma das suas prioridades. O relatório revela um cenário de inércia e ausência de objetivos.

 

Talvez por esta inércia, estejamos a assistir aos concelhos vizinhos a avançarem com investimentos de milhões de euros e a criarem centenas de novos postos de trabalho, enquanto no concelho de Paços de Ferreira impera o conformismo. Um exemplo claro desta dinâmica é a recente instalação de mais uma empresa na área da aviação, agora em Lousada, um setor altamente tecnológico e inovador. Este investimento junta-se a outros dois projetos de relevo na mesma área que, no último ano, escolheram Santo Tirso e Santa Maria da Feira para se instalarem.

 

A aposta destes concelhos não se limita apenas à tecnologia. Estes investimentos representam acima de tudo uma oportunidade para diversificar o tecido empresarial, reduzindo a dependência de setores tradicionais e fortalecendo a economia local com novas áreas de atividade. Enquanto isso, Paços de Ferreira continua sem uma estratégia clara para atrair novas indústrias ou promover a inovação em setores emergentes.

 

 

 

Em breve, teremos a oportunidade de fazer escolhas para o futuro do concelho. Se queremos desenvolvimento económico, não podemos escolher quem dele se tem afastado. A continuidade de uma governação sem visão estratégica significará mais anos de estagnação e oportunidades perdidas. Apenas o PSD pode representar o papel de reformista que precisamos, assumindo o compromisso de implementar políticas eficazes de captação de investimento tecnológico e industrial, capazes de atrair empresas inovadoras e criar emprego qualificado. 

 

Defendemos a criação de incentivos municipais que permitam fixar empresas e reter talento, tornando o nosso concelho verdadeiramente competitivo. E queremos ainda diversificar o tecido empresarial, apostando na instalação de novas indústrias e setores estratégicos que reforcem a sustentabilidade e a inovação da nossa economia. 

 

O concelho de Paços de Ferreira precisa de uma mudança real que só́ pode ser liderada pelo PSD.

 

 

ASSINE A GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA

Opinião

Opinião

Cascas de banana…

17/08/2025

Opinião

De tostão em tostão… se alcança o milhão ou a dimensão colectiva dos direitos do consumidor

13/08/2025

Opinião

A Bolsa de Valores

11/08/2025

Opinião

Gastroparésia: Quando o estômago perde o ritmo

10/08/2025