Por
Gazeta Paços de Ferreira

07/04/2022, 0:00 h

137

CONFISSÕES (IV) Hipocrisia Política

Opinião

. Esta hipocrisia, digo-o sem subterfúgios, é “venal”.

Dizem os filósofos que a coisa mais difícil de explicar é “o óbvio”. E é difícil porque “a coisa” é tão evidente que não requer qualquer esclarecimento ou explicação. Claro que tentar explicar o óbvio a um pacóvio é missão impossível. E quem são os pacóvios do meu País, do meu Concelho, da minha Freguesia? Obviamente que são as pessoas sem cultura. “Sem cultura, somos todos monstros totalitários” diz Norman Mailer.

Mas, vamos ao que interessa, ou seja, àquilo que está subentendido no subtítulo deste artigo: a hipocrisia política. Esta hipocrisia, digo-o sem subterfúgios, é “venal”. Venal significa, entre muitas outras coisas: “venenosa”. Toda a hipocrisia é venenosa, quer porque a pessoa hipócrita se deixou subornar e corromper; quer porque essa pessoa, sem carácter, é desonesta por natureza, logo, finge ser o que não é. Em política, infelizmente, é o que mais há. E isto é grave! Grave porque destoa de tudo quanto à “Ciência Política” diz respeito. Sejamos claros: a palavra “política” deriva da palavra grega “Pólis” e esta significa Cidade-estado. O governo desta cidade ou comunidade era exercido por seus membros ou cidadãos livres. Política, significa, portanto, algo relacionado com grupos sociais que integram a Pólis. Algo que tem a ver com a organização, direcção e administração de nações ou estados. Os habitantes da Pólis eram cidadãos livres, os outros eram considerados “bárbaros”. Tudo isto para dizer que a Política devia ser a “Ciência do polido, do bem-educado, do cidadão exemplar”, enfim, de todos aqueles que, tendo o Poder de Governar, cumprissem, à risca, todas as conveniências sociais. A Política seria, assim, a Ciência mais nobre, honrosa e dignificante de todas as ciências. Mas não é! Pelo contrário, os nossos políticos não passam de “montes ambulantes de excrementos humanos”, para usar uma linguagem queirosiana.

Adiante…

Vou dividir o artigo em três itens: Hipocrisia Internacional. Hipocrisia Nacional. Hipocrisia Local.

À hipocrisia internacional atribuo “a frase do ano/2021”, citando Greta Thunberg que resumiu o que pensa nestas três palavras: “BLÁ…BLÁ…BLÁ...” 

Sim, qual o resultado de tantas Cimeiras Governamentais para consolidar a Paz no Mundo? A  efectiva Despoluição do Ambiente (terra, mar e ar) com o objectivo de evitar o Aquecimento Global, logo, a Descongelação Glaciar? E que medidas estão a ser tomadas para consolidar a Justiça Social?

Quanto à Política Nacional, usando toda a minha bonomia, o mais simpático que me ocorre dizer é que acompanha a Política Internacional. Muita parra e pouca uva. Muitos políticos e quase outros tantos ladrões. (Esta “imagem” retirei-a de uma entrevista concedida pelo Dr. Bagão Felix, por sinal um dos políticos mais sérios que eu conheço, que disse: “Neste País até parece que não há políticos sérios!”

No que diz respeito à Política Local, bom, aqui tinha pano para mangas, mas vou-me limitar ao óbvio. Considero que a Administração Municipal vigente, presidida pelo Dr. Humberto Brito, está a fazer “muito bom trabalho”. E basta que deixe as contas em dia, sem grande deficit, para obter o grau de “excelente”. Considero que nada mais se lhe pode ou deve exigir. Mas, se, para além disto, ainda conseguir fazer obra, então, meus amigos, apenas me resta esperar que a “cor” desta Administração não desbote, e que dure e perdure por muitos anos.

Continuação no prox. nº…

Manuel Maia

 

ASSINE GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA

ASSINATURA ANUAL

IMPRESSA/PAPEL – 20,00 + OFERTA EDIÇÃO DIGITAL

EDIÇÃO DIGITAL – 10,00

Opinião

Opinião

Cascas de banana…

17/08/2025

Opinião

De tostão em tostão… se alcança o milhão ou a dimensão colectiva dos direitos do consumidor

13/08/2025

Opinião

A Bolsa de Valores

11/08/2025

Opinião

Gastroparésia: Quando o estômago perde o ritmo

10/08/2025